quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º ano. EF02MA09.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Sequências Numéricas em Ordem Crescente e Decrescente

Habilidade: EF02MA09 - Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Objetivo:

O objetivo desta aula é introduzir o conceito de sequências numéricas em ordem crescente e decrescente para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, utilizando atividades práticas e lúdicas.

Recursos Necessários:

  • Cartões numéricos com os números de 1 a 20;
  • Objetos manipuláveis, como blocos de montar ou fichas;
  • Lápis e papel para os alunos.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Apresente aos alunos os cartões numéricos com os números de 1 a 20.

Realize uma revisão rápida dos números e solicite que os alunos organizem os cartões em ordem crescente.

Em seguida, desorganize os cartões e peça que eles os organizem novamente em ordem decrescente.

2. Exploração com Objetos Manipuláveis (15 minutos)

Distribua os objetos manipuláveis, como blocos de montar ou fichas, para cada aluno.

Peça que organizem os objetos em sequências numéricas em ordem crescente ou decrescente, conforme solicitado por você.

Encoraje-os a utilizar os objetos para visualizar e compreender melhor as sequências.

3. Padrões de Sequências (20 minutos)

Apresente aos alunos alguns padrões de sequências numéricas em ordem crescente ou decrescente.

Por exemplo, uma sequência de pulos: 2, 4, 6, 8, 10...

Solicite que identifiquem o próximo número da sequência e criem outras sequências com diferentes padrões.

4. Atividade Prática (15 minutos)

Divida a turma em pequenos grupos e distribua uma folha de papel para cada grupo.

Solicite que criem suas próprias sequências numéricas em ordem crescente ou decrescente, utilizando padrões estabelecidos por eles mesmos.

Os grupos podem utilizar os cartões numéricos e os objetos manipuláveis para ajudar na organização das sequências.

5. Apresentação e Discussão (15 minutos)

Convide cada grupo a apresentar sua sequência numérica para a turma.

Encoraje-os a explicar o padrão utilizado e como organizaram os números em ordem crescente ou decrescente.

Promova a discussão em sala de aula, destacando as diferentes abordagens e padrões utilizados pelos grupos.

6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre as sequências numéricas trabalhadas.

Pergunte aos alunos sobre as regularidades e padrões que perceberam nas sequências.

Finalize a aula reforçando a importância de organizar os números em ordem crescente e decrescente e como isso pode ser útil em situações do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário