Plano de Aula - Matemática
Tema: Explorando Capacidade e Massa
Habilidade: EF02MA17 - Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).
Recursos Necessários:
- Copos, jarras e recipientes de diferentes tamanhos;
- Objetos do cotidiano de diferentes pesos;
- Canetas, lápis e borrachas;
- Folhas de papel;
- Régua;
- Balança;
- Fitas métricas;
- Material para medição de líquidos (litros e mililitros).
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma.
2. Estimativa de Capacidade (15 minutos)
Apresente aos alunos copos, jarras e recipientes de diferentes tamanhos.
Solicite que cada aluno estime a capacidade de cada recipiente, indicando se acha que comporta mais ou menos líquido.
Incentive-os a discutir suas estimativas e a justificarem suas respostas.
3. Medição de Capacidade (20 minutos)
Distribua copos graduados e fitas métricas para cada aluno.
Solicite que cada aluno meça a capacidade de diferentes recipientes utilizando os copos graduados.
Incentive-os a registrar suas medições em uma folha de papel e a compararem os resultados entre si.
4. Comparação de Massa (20 minutos)
Apresente aos alunos objetos do cotidiano de diferentes pesos.
Solicite que cada aluno pegue dois objetos e compare seus pesos, indicando qual parece mais pesado e qual parece mais leve.
Incentive-os a discutir suas observações e a justificarem suas respostas.
5. Medição de Massa (20 minutos)
Distribua balanças e objetos de diferentes pesos para cada aluno.
Solicite que cada aluno meça a massa dos objetos utilizando a balança.
Incentive-os a registrar suas medições em uma folha de papel e a compararem os resultados entre si.
6. Estratégias Pessoais (15 minutos)
Incentive os alunos a compartilharem as estratégias pessoais que utilizaram para estimar, medir e comparar capacidade e massa.
Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre as diferentes estratégias utilizadas.
7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma reflexão final sobre a estimativa, medição e comparação de capacidade e massa.
Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como as unidades de medida são úteis para compreender a capacidade e a massa dos objetos.
Finalize a aula reforçando a importância de estimar e medir corretamente e utilizar unidades de medida adequadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário