quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º ano. EF02MA17.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando Capacidade e Massa

Habilidade: EF02MA17 - Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).

Recursos Necessários:

  • Copos, jarras e recipientes de diferentes tamanhos;
  • Objetos do cotidiano de diferentes pesos;
  • Canetas, lápis e borrachas;
  • Folhas de papel;
  • Régua;
  • Balança;
  • Fitas métricas;
  • Material para medição de líquidos (litros e mililitros).

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma.

2. Estimativa de Capacidade (15 minutos)

Apresente aos alunos copos, jarras e recipientes de diferentes tamanhos.

Solicite que cada aluno estime a capacidade de cada recipiente, indicando se acha que comporta mais ou menos líquido.

Incentive-os a discutir suas estimativas e a justificarem suas respostas.

3. Medição de Capacidade (20 minutos)

Distribua copos graduados e fitas métricas para cada aluno.

Solicite que cada aluno meça a capacidade de diferentes recipientes utilizando os copos graduados.

Incentive-os a registrar suas medições em uma folha de papel e a compararem os resultados entre si.

4. Comparação de Massa (20 minutos)

Apresente aos alunos objetos do cotidiano de diferentes pesos.

Solicite que cada aluno pegue dois objetos e compare seus pesos, indicando qual parece mais pesado e qual parece mais leve.

Incentive-os a discutir suas observações e a justificarem suas respostas.

5. Medição de Massa (20 minutos)

Distribua balanças e objetos de diferentes pesos para cada aluno.

Solicite que cada aluno meça a massa dos objetos utilizando a balança.

Incentive-os a registrar suas medições em uma folha de papel e a compararem os resultados entre si.

6. Estratégias Pessoais (15 minutos)

Incentive os alunos a compartilharem as estratégias pessoais que utilizaram para estimar, medir e comparar capacidade e massa.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre as diferentes estratégias utilizadas.

7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre a estimativa, medição e comparação de capacidade e massa.

Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como as unidades de medida são úteis para compreender a capacidade e a massa dos objetos.

Finalize a aula reforçando a importância de estimar e medir corretamente e utilizar unidades de medida adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário