Plano de Aula - Matemática
Tema: Comparar Áreas de Faces de Objetos e Figuras Planas
Habilidade: EF03MA21 - Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
Recursos Necessários:
- Figuras planas recortadas (quadrados, retângulos, triângulos, etc.);
- Papéis coloridos;
- Tesoura;
- Régua;
- Cartolinas;
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: comparar áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos visualmente ou por superposição.
Discuta com os alunos a importância de comparar áreas e como isso pode nos ajudar a entender as propriedades das figuras e objetos.
2. Exploração de Áreas (15 minutos)
Distribua figuras planas recortadas, como quadrados, retângulos e triângulos, para os alunos.
Solicite que observem as figuras e comparem suas áreas visualmente.
Incentive-os a usar as figuras para criar composições e explorar diferentes combinações, visualizando as relações de área.
3. Superposição de Figuras (15 minutos)
Forneça aos alunos papéis coloridos, tesoura e régua.
Solicite que recortem figuras planas, como quadrados, retângulos e triângulos, em diferentes tamanhos.
Incentive-os a sobrepor as figuras para comparar suas áreas.
Estimule a discussão sobre as relações de área entre as figuras superpostas.
4. Construção de Figuras Planas (20 minutos)
Distribua cartolinas coloridas e solicite que os alunos construam suas próprias figuras planas.
Incentive-os a criar figuras de tamanhos variados e a comparar suas áreas visualmente.
Promova a troca de experiências entre os alunos, para que possam compartilhar suas observações e descobertas.
5. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as descobertas e observações feitas durante as atividades.
Incentive-os a descrever as relações de área que encontraram e a comparar as áreas das diferentes figuras planas.
Estimule a reflexão sobre a importância de comparar áreas em situações do cotidiano, como na compra de tapetes, na organização de espaços, etc.
6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de comparar áreas de faces de objetos e figuras planas.
Destaque como essa habilidade nos ajuda a entender e analisar propriedades geométricas e a tomar decisões baseadas nas informações de áreas.
Finalize a aula incentivando os alunos a explorar e comparar áreas em seu ambiente, buscando reconhecer a presença de figuras e objetos em suas formas planas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário