quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA21

Plano de Aula - Matemática

Tema: Comparar Áreas de Faces de Objetos e Figuras Planas

Habilidade: EF03MA21 - Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Recursos Necessários:

  • Figuras planas recortadas (quadrados, retângulos, triângulos, etc.);
  • Papéis coloridos;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Cartolinas;

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: comparar áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos visualmente ou por superposição.

Discuta com os alunos a importância de comparar áreas e como isso pode nos ajudar a entender as propriedades das figuras e objetos.

2. Exploração de Áreas (15 minutos)

Distribua figuras planas recortadas, como quadrados, retângulos e triângulos, para os alunos.

Solicite que observem as figuras e comparem suas áreas visualmente.

Incentive-os a usar as figuras para criar composições e explorar diferentes combinações, visualizando as relações de área.

3. Superposição de Figuras (15 minutos)

Forneça aos alunos papéis coloridos, tesoura e régua.

Solicite que recortem figuras planas, como quadrados, retângulos e triângulos, em diferentes tamanhos.

Incentive-os a sobrepor as figuras para comparar suas áreas.

Estimule a discussão sobre as relações de área entre as figuras superpostas.

4. Construção de Figuras Planas (20 minutos)

Distribua cartolinas coloridas e solicite que os alunos construam suas próprias figuras planas.

Incentive-os a criar figuras de tamanhos variados e a comparar suas áreas visualmente.

Promova a troca de experiências entre os alunos, para que possam compartilhar suas observações e descobertas.

5. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as descobertas e observações feitas durante as atividades.

Incentive-os a descrever as relações de área que encontraram e a comparar as áreas das diferentes figuras planas.

Estimule a reflexão sobre a importância de comparar áreas em situações do cotidiano, como na compra de tapetes, na organização de espaços, etc.

6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de comparar áreas de faces de objetos e figuras planas.

Destaque como essa habilidade nos ajuda a entender e analisar propriedades geométricas e a tomar decisões baseadas nas informações de áreas.

Finalize a aula incentivando os alunos a explorar e comparar áreas em seu ambiente, buscando reconhecer a presença de figuras e objetos em suas formas planas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário