Plano de Aula - Matemática
Tema: Estimar e Medir Capacidade e Massa
Habilidade: EF03MA20 - Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
Recursos Necessários:
- Recipientes graduados (copos, jarra graduada, etc.);
- Balança;
- Alimentos embalados com informações de capacidade e massa;
- Cartazes ou imagens com rótulos e embalagens de produtos;
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: estimar e medir capacidade e massa utilizando unidades de medida padronizadas e não padronizadas.
Discuta com os alunos a importância de utilizar as unidades de medida adequadas para obter medidas precisas e interpretar corretamente as informações de capacidade e massa em rótulos e embalagens.
2. Exploração de Medidas de Capacidade (15 minutos)
Distribua recipientes graduados, como copos e jarra graduada, para os alunos.
Solicite que realizem medições de capacidade, como encher um copo até determinado nível, transferir líquido de um recipiente para outro, etc.
Incentive-os a estimar a capacidade antes de realizar as medições e a utilizar as unidades de medida adequadas (litro, mililitro).
3. Exploração de Medidas de Massa (15 minutos)
Utilize uma balança para realizar medições de massa.
Solicite que os alunos pesem diferentes alimentos embalados e registrem as medidas de massa.
Incentive-os a estimar a massa antes de realizar as medições e a utilizar as unidades de medida adequadas (quilograma, grama, miligrama).
4. Leitura de Rótulos e Embalagens (20 minutos)
Apresente cartazes ou imagens com rótulos e embalagens de produtos diversos.
Solicite que os alunos identifiquem as informações de capacidade e massa presentes nos rótulos e embalagens, relacionando-as com as unidades de medida discutidas anteriormente.
Incentive-os a observar as diferenças entre as unidades de medida utilizadas em diferentes produtos.
5. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as descobertas e observações feitas durante as atividades.
Incentive-os a comparar as medidas de capacidade e massa obtidas e a relacioná-las com as informações presentes nos rótulos e embalagens.
Discuta também a importância de utilizar as unidades de medida corretas ao realizar compras, seguir receitas culinárias, etc.
6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de estimar e medir capacidade e massa utilizando unidades de medida padronizadas e não padronizadas.
Destaque como o conhecimento sobre as unidades de medida de capacidade (litro, mililitro) e massa (quilograma, grama, miligrama) nos ajuda a compreender as informações presentes em rótulos e embalagens e a fazer escolhas adequadas.
Finalize a aula incentivando os alunos a prestar atenção às unidades de medida ao realizar medições de capacidade e massa em diferentes situações do cotidiano, como em receitas culinárias, no supermercado, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário