quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA22.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Medidas e Intervalos de Tempo

Habilidade: EF03MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Recursos Necessários:

  • Relógios analógicos;
  • Relógios digitais;
  • Quadro branco;
  • Canetas para quadro branco;
  • Atividades impressas com horários de início e término;

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: ler e registrar medidas e intervalos de tempo utilizando relógios analógicos e digitais.

Discuta com os alunos a importância de saber ler e registrar horários corretamente, principalmente em situações em que é necessário informar o início e término de uma atividade e sua duração.

2. Relógios Analógicos (15 minutos)

Mostre aos alunos um relógio analógico e explique como ler os horários.

Peça aos alunos que observem o relógio analógico e registrem o horário de início e término de uma atividade.

Incentive-os a observar os ponteiros e identificar os números correspondentes aos horários de início e término da atividade.

3. Relógios Digitais (15 minutos)

Mostre aos alunos um relógio digital e explique como ler os horários.

Peça aos alunos que observem o relógio digital e registrem o horário de início e término de uma atividade.

Incentive-os a identificar os números correspondentes aos horários de início e término da atividade.

4. Atividades Impressas (20 minutos)

Distribua atividades impressas contendo horários de início e término de diversas atividades.

Solicite que os alunos leiam os horários e registrem a duração de cada atividade.

Incentive-os a utilizar relógios analógicos e digitais para auxiliar na leitura e registro dos horários.

5. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as respostas e discutir as dificuldades encontradas durante a atividade.

Incentive-os a trocar ideias e estratégias para a leitura e registro dos horários de início e término das atividades.

Estimule a reflexão sobre a importância de saber ler e registrar horários corretamente no cotidiano.

6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de ler e registrar medidas e intervalos de tempo utilizando relógios analógicos e digitais.

Destaque como essa habilidade nos ajuda a organizar nossas atividades e nos orientar no tempo.

Finalize a aula incentivando os alunos a praticar a leitura e registro de horários em situações do cotidiano, como em compromissos, cronogramas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário