Plano de Aula - Matemática
Tema: Medidas e Intervalos de Tempo
Habilidade: EF03MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
Recursos Necessários:
- Relógios analógicos;
- Relógios digitais;
- Quadro branco;
- Canetas para quadro branco;
- Atividades impressas com horários de início e término;
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: ler e registrar medidas e intervalos de tempo utilizando relógios analógicos e digitais.
Discuta com os alunos a importância de saber ler e registrar horários corretamente, principalmente em situações em que é necessário informar o início e término de uma atividade e sua duração.
2. Relógios Analógicos (15 minutos)
Mostre aos alunos um relógio analógico e explique como ler os horários.
Peça aos alunos que observem o relógio analógico e registrem o horário de início e término de uma atividade.
Incentive-os a observar os ponteiros e identificar os números correspondentes aos horários de início e término da atividade.
3. Relógios Digitais (15 minutos)
Mostre aos alunos um relógio digital e explique como ler os horários.
Peça aos alunos que observem o relógio digital e registrem o horário de início e término de uma atividade.
Incentive-os a identificar os números correspondentes aos horários de início e término da atividade.
4. Atividades Impressas (20 minutos)
Distribua atividades impressas contendo horários de início e término de diversas atividades.
Solicite que os alunos leiam os horários e registrem a duração de cada atividade.
Incentive-os a utilizar relógios analógicos e digitais para auxiliar na leitura e registro dos horários.
5. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as respostas e discutir as dificuldades encontradas durante a atividade.
Incentive-os a trocar ideias e estratégias para a leitura e registro dos horários de início e término das atividades.
Estimule a reflexão sobre a importância de saber ler e registrar horários corretamente no cotidiano.
6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de ler e registrar medidas e intervalos de tempo utilizando relógios analógicos e digitais.
Destaque como essa habilidade nos ajuda a organizar nossas atividades e nos orientar no tempo.
Finalize a aula incentivando os alunos a praticar a leitura e registro de horários em situações do cotidiano, como em compromissos, cronogramas, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário