quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Problemas de Multiplicação. EF02MA07.

Plano de Aula - Problemas de Multiplicação

Plano de Aula - Problemas de Multiplicação

Habilidade:

EF02MA07 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos:

  • Resolver problemas de multiplicação por 2, 3, 4 e 5;
  • Elaborar problemas de multiplicação por 2, 3, 4 e 5;
  • Utilizar estratégias pessoais para resolver e elaborar problemas de multiplicação;
  • Compreender a ideia de adição de parcelas iguais na multiplicação;
  • Utilizar diferentes formas de registro, incluindo suporte de imagens e/ou material manipulável.

Recursos Necessários:

  • Lousa e giz;
  • Fichas ou cartões numerados;
  • Folhas de papel e lápis;
  • Objetos manipuláveis (ex: blocos de base 10, palitos, etc.);
  • Problemas de multiplicação pré-elaborados (opcional).

Atividades:

1. Exploração da Multiplicação:

Inicie a aula apresentando a ideia de multiplicação como uma forma de adicionar parcelas iguais. Mostre exemplos utilizando objetos manipuláveis, como blocos de base 10 ou palitos. Por exemplo, se tivermos 3 grupos de 2 blocos, podemos multiplicar 3 por 2 para obter o total de blocos. Incentive os alunos a compartilharem outros exemplos e a explicarem a ideia de adição de parcelas iguais.

2. Resolvendo Problemas de Multiplicação:

Distribua fichas ou cartões numerados para os alunos. Apresente problemas de multiplicação por 2, 3, 4 e 5 para eles resolverem utilizando as fichas. Por exemplo, se um aluno tem a ficha com o número 4 e o problema é 4x3, ele pode agrupar 3 fichas de 4 para encontrar a resposta. Incentive-os a utilizar estratégias pessoais e a compartilharem suas soluções com a turma.

3. Elaborando Problemas de Multiplicação:

Divida a turma em grupos e peça para cada grupo elaborar um problema de multiplicação por 2, 3, 4 ou 5. Eles podem criar situações do cotidiano ou inventar histórias fictícias. Incentive-os a utilizar diferentes formas de registro, como desenhos ou representações visuais. Cada grupo deve escrever seus problemas em folhas de papel e, em seguida, trocar com outros grupos para resolverem.

4. Apresentação e Discussão:

Peça a cada grupo que apresente seu problema de multiplicação para a turma. Os demais grupos devem resolver os problemas utilizando suas próprias estratégias. Após a resolução, promova uma discussão em sala de aula sobre as diferentes estratégias utilizadas, os resultados obtidos e as diferentes formas de registro. Incentive os alunos a compartilharem suas abordagens e a explicarem como chegaram às respostas.

5. Atividades Práticas:

Proporcione atividades práticas adicionais para que os alunos continuem a praticar a resolução e elaboração de problemas de multiplicação. Eles podem trabalhar individualmente ou em grupos, utilizando folhas de papel e lápis, fichas numeradas ou objetos manipuláveis. Incentive-os a utilizar diferentes estratégias e a refletir sobre a melhor abordagem para cada problema.

Avaliação:

Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe sua participação nas atividades de resolução e elaboração de problemas de multiplicação, suas estratégias pessoais, a compreensão da ideia de adição de parcelas iguais na multiplicação e a precisão de suas respostas. Também é importante avaliar sua capacidade de explicar as estratégias utilizadas e de criar problemas que envolvam a multiplicação por 2, 3, 4 e 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário