quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula de Matemática. EF02MA08.

Plano de Aula de Matemática

Habilidade: EF02MA08 - Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Tema: Explorando Dobro, Metade, Triplo e Terça Parte

Recursos Necessários:

  • Cartões ilustrados com objetos diversos;
  • Material manipulável, como blocos de montar ou figuras;
  • Lápis e papel para os alunos.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Apresente aos alunos a habilidade que será trabalhada nesta aula: resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte.

Explique que eles irão explorar diferentes situações utilizando objetos concretos e estratégias pessoais para resolver problemas matemáticos.

2. Explorando as quantidades (15 minutos)

Distribua os cartões ilustrados com objetos diversos para os alunos.

Solicite que escolham um cartão e observem a quantidade de objetos ilustrados.

Peça para que identifiquem o dobro, a metade, o triplo e a terça parte da quantidade de objetos no cartão.

Encoraje-os a usar material manipulável, como blocos de montar, para visualizar e contar as quantidades.

3. Resolução de problemas em grupos (20 minutos)

Divida a turma em grupos e forneça problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte.

Os grupos devem utilizar os cartões ilustrados e material manipulável para resolver os problemas.

Circule pela sala, auxiliando os grupos e incentivando-os a compartilhar suas estratégias pessoais.

4. Apresentação dos problemas (15 minutos)

Solicite que cada grupo apresente um problema resolvido para a turma.

Encoraje-os a explicar suas estratégias pessoais, demonstrando como utilizaram os objetos concretos e as imagens para resolver o problema.

Promova a discussão entre os alunos, questionando sobre diferentes abordagens e soluções possíveis.

5. Atividade individual (15 minutos)

Distribua problemas individuais para que cada aluno resolva utilizando suas próprias estratégias pessoais.

Incentive-os a desenhar, utilizar material manipulável ou criar imagens para auxiliar na resolução.

6. Discussão e conclusão (10 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as soluções dos problemas individuais.

Promova a discussão e permita que os alunos expliquem suas estratégias e compartilhem suas descobertas.

Conclua enfatizando a importância de usar estratégias pessoais na resolução de problemas matemáticos e como essas habilidades podem ser aplicadas no cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário