Plano de Aula de Matemática
Habilidade: EF02MA08 - Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Tema: Explorando Dobro, Metade, Triplo e Terça Parte
Recursos Necessários:
- Cartões ilustrados com objetos diversos;
- Material manipulável, como blocos de montar ou figuras;
- Lápis e papel para os alunos.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Apresente aos alunos a habilidade que será trabalhada nesta aula: resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte.
Explique que eles irão explorar diferentes situações utilizando objetos concretos e estratégias pessoais para resolver problemas matemáticos.
2. Explorando as quantidades (15 minutos)
Distribua os cartões ilustrados com objetos diversos para os alunos.
Solicite que escolham um cartão e observem a quantidade de objetos ilustrados.
Peça para que identifiquem o dobro, a metade, o triplo e a terça parte da quantidade de objetos no cartão.
Encoraje-os a usar material manipulável, como blocos de montar, para visualizar e contar as quantidades.
3. Resolução de problemas em grupos (20 minutos)
Divida a turma em grupos e forneça problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte.
Os grupos devem utilizar os cartões ilustrados e material manipulável para resolver os problemas.
Circule pela sala, auxiliando os grupos e incentivando-os a compartilhar suas estratégias pessoais.
4. Apresentação dos problemas (15 minutos)
Solicite que cada grupo apresente um problema resolvido para a turma.
Encoraje-os a explicar suas estratégias pessoais, demonstrando como utilizaram os objetos concretos e as imagens para resolver o problema.
Promova a discussão entre os alunos, questionando sobre diferentes abordagens e soluções possíveis.
5. Atividade individual (15 minutos)
Distribua problemas individuais para que cada aluno resolva utilizando suas próprias estratégias pessoais.
Incentive-os a desenhar, utilizar material manipulável ou criar imagens para auxiliar na resolução.
6. Discussão e conclusão (10 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as soluções dos problemas individuais.
Promova a discussão e permita que os alunos expliquem suas estratégias e compartilhem suas descobertas.
Conclua enfatizando a importância de usar estratégias pessoais na resolução de problemas matemáticos e como essas habilidades podem ser aplicadas no cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário