Plano de Aula - Problemas de Multiplicação
Habilidade:
EF02MA07 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos:
- Resolver problemas de multiplicação por 2, 3, 4 e 5;
- Elaborar problemas de multiplicação por 2, 3, 4 e 5;
- Utilizar estratégias pessoais para resolver e elaborar problemas de multiplicação;
- Compreender a ideia de adição de parcelas iguais na multiplicação;
- Utilizar diferentes formas de registro, incluindo suporte de imagens e/ou material manipulável.
Recursos Necessários:
- Lousa e giz;
- Folhas de papel e lápis;
- Material manipulável (ex: blocos de base 10, palitos, etc.);
- Imagens ou ilustrações relacionadas aos problemas de multiplicação (opcional).
Atividades:
1. Explorando a Ideia da Multiplicação:
Inicie a aula relembrando o conceito de multiplicação. Explique que a multiplicação é uma forma rápida de adicionar parcelas iguais. Por exemplo, 2x3 pode ser lido como "2 grupos de 3" ou "2 vezes 3", o que significa somar o número 3 duas vezes. Utilize exemplos concretos e situações do cotidiano para reforçar a ideia de adição de parcelas iguais.
2. Resolvendo Problemas de Multiplicação:
Apresente problemas de multiplicação para os alunos resolverem. Comece com problemas simples, envolvendo multiplicação por 2, 3, 4 e 5. Incentive-os a utilizar estratégias pessoais, como contar em parcelas iguais, utilizar material manipulável ou desenhar representações visuais. Peça para eles explicarem suas estratégias para a turma.
3. Elaborando Problemas de Multiplicação:
Divida a turma em grupos e peça para cada grupo elaborar um problema de multiplicação por 2, 3, 4 ou 5. Eles podem criar situações do cotidiano ou inventar histórias fictícias. Incentive-os a utilizar diferentes formas de registro, incluindo suporte de imagens ou material manipulável, se desejarem. Cada grupo deve escrever seus problemas em folhas de papel e, em seguida, trocar com outros grupos para resolverem.
4. Apresentação e Discussão:
Peça a cada grupo que apresente seu problema de multiplicação para a turma. Os demais grupos devem resolver os problemas utilizando suas próprias estratégias. Após a resolução, promova uma discussão em sala de aula sobre as diferentes estratégias utilizadas, os resultados obtidos e as diferentes formas de registro. Incentive os alunos a compartilharem suas abordagens e a explicarem como chegaram às respostas.
5. Atividades Práticas:
Proporcione atividades práticas adicionais para que os alunos continuem a praticar a resolução e elaboração de problemas de multiplicação. Eles podem trabalhar individualmente ou em grupos, utilizando folhas de papel e lápis, material manipulável ou imagens para criar e resolver problemas. Incentive-os a utilizar diferentes estratégias e a refletir sobre a melhor abordagem para cada problema.
Avaliação:
Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe sua participação nas atividades de resolução e elaboração de problemas de multiplicação, suas estratégias pessoais, a compreensão da ideia de adição de parcelas iguais na multiplicação e a precisão de suas respostas. Também é importante avaliar sua capacidade de explicar as estratégias utilizadas e de criar problemas que envolvam a multiplicação por 2, 3, 4 e 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário