Plano de Aula - Comparação de Quantidades em Conjuntos
Habilidade:
EF02MA03 - Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
Objetivos:
- Comparar quantidades de objetos em conjuntos;
- Utilizar estratégias de estimativa e correspondência (um a um, dois a dois, etc.);
- Identificar se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos em relação a outro;
- Descrever a diferença quantitativa entre os conjuntos, quando aplicável.
Recursos Necessários:
- Objetos de coleções (exemplos: botões, lápis, fichas, etc.);
- Lousa e giz;
- Folhas de papel;
- Régua;
- Jogos ou atividades relacionadas à comparação de quantidades (opcional).
Atividades:
1. Estimando e Comparando:
Apresente dois conjuntos de objetos (como botões ou lápis) com quantidades diferentes. Peça para os alunos fazerem estimativas da quantidade de objetos em cada conjunto. Em seguida, peça para eles compararem os conjuntos, indicando se um tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos em relação ao outro, usando suas estimativas iniciais.
2. Correspondência e Comparação:
Distribua objetos dos conjuntos entre os alunos e peça para eles fazerem correspondência um a um entre os objetos dos conjuntos. Em seguida, peça para compararem as quantidades e determinarem se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos que o outro.
3. Registro e Descrição:
Peça para os alunos registrarem suas comparações, indicando se um conjunto tem mais, menos ou a mesma quantidade de objetos que o outro. Quando aplicável, peça para descreverem a diferença quantitativa entre os conjuntos, como "o conjunto A tem 3 objetos a mais que o conjunto B".
4. Atividades Práticas:
Proporcione atividades práticas envolvendo a comparação de quantidades, como jogos de correspondência, atividades de contagem e comparação de conjuntos, ou resolução de problemas relacionados à comparação de quantidades. Essas atividades ajudam os alunos a consolidar as habilidades de comparação e descrição das diferenças quantitativas.
Avaliação:
Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe a participação deles durante as atividades, suas estratégias de estimativa e correspondência, além da precisão de seus registros e descrições. Também pode ser útil aplicar questionários ou propor situações-problema para que os alunos apliquem suas habilidades em comparação de quantidades.
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