quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA27.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Interpretação de Tabelas e Gráficos

Habilidade: EF03MA27 - Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

Recursos Necessários:

  • Tabelas de dupla entrada
  • Gráficos de barras ou de colunas
  • Papel
  • Canetas

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando aos alunos a importância de interpretar e comparar dados apresentados em tabelas e gráficos.

Explique que essas representações visuais facilitam a compreensão e a análise de informações.

2. Análise de Tabelas e Gráficos (15 minutos)

Distribua tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas para os alunos e peça que eles observem e analisem os dados apresentados.

Incentive-os a identificar tendências, padrões e diferenças entre as informações.

3. Leitura e Compreensão dos Dados (20 minutos)

Apresente aos alunos pesquisas significativas e os resultados obtidos, representados em tabelas ou gráficos.

Leia as informações em voz alta e peça que os alunos interpretem e comparem os dados, utilizando termos como "maior frequência" e "menor frequência".

4. Comparação de Dados (15 minutos)

Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo uma tabela ou gráfico diferente.

Peça que eles comparem os dados de cada tabela ou gráfico e discutam sobre a maior e menor frequência de acordo com a informação apresentada.

5. Apresentação e Discussão (20 minutos)

Cada grupo deve apresentar suas observações e conclusões sobre os dados analisados.

Promova uma discussão em sala de aula, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas percepções.

6. Criação de Tabelas e Gráficos (15 minutos)

Desafie os alunos a criar suas próprias tabelas ou gráficos com base em dados significativos de seu interesse.

Eles devem escolher a melhor representação visual e utilizar termos adequados para descrever os dados.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a habilidade de ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

Destaque a importância de compreender e utilizar termos como "maior frequência" e "menor frequência" para descrever e comparar informações.

Finalize a aula incentivando os alunos a praticarem a leitura e interpretação de tabelas e gráficos em situações reais, como pesquisas e estudos de casos.

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