quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA26.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Problemas com Tabelas e Gráficos

Habilidade: EF03MA26 - Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

Recursos Necessários:

  • Tabelas de dupla entrada
  • Gráficos de barras ou de colunas
  • Papel
  • Canetas

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula discutindo com os alunos sobre a importância das tabelas e gráficos na organização e representação de dados.

Explique que os problemas podem ser resolvidos mais facilmente quando os dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

2. Análise de Tabelas e Gráficos (15 minutos)

Distribua tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas para os alunos e peça que eles observem e analisem os dados apresentados.

Incentive-os a identificar informações relevantes, como valores numéricos, categorias, legendas e eixos.

3. Leitura e Compreensão dos Problemas (20 minutos)

Apresente problemas cujos dados estão apresentados nas tabelas ou gráficos distribuídos.

Leia os problemas em voz alta e peça que os alunos identifiquem as informações necessárias para resolvê-los.

4. Resolução dos Problemas (15 minutos)

Incentive os alunos a utilizarem as informações das tabelas ou gráficos para resolverem os problemas propostos.

Acompanhe o progresso dos alunos, auxiliando-os quando necessário.

5. Discussão dos Resultados (20 minutos)

Reúna a turma para discutir as soluções dos problemas.

Pergunte aos alunos como eles utilizaram as informações das tabelas ou gráficos para chegarem às respostas corretas.

Estimule a troca de ideias e a exploração de diferentes estratégias de resolução.

6. Aplicação Prática (15 minutos)

Proponha aos alunos que criem seus próprios problemas e apresentem os dados em tabelas ou gráficos.

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo resolva os problemas criados pelos outros grupos.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a habilidade de resolver problemas com tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

Destaque a importância de interpretar e utilizar essas representações gráficas na resolução de problemas.

Finalize a aula incentivando os alunos a explorarem e utilizarem tabelas e gráficos em seu cotidiano para organizar e representar dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário