Plano de Aula - Matemática
Tema: Problemas com Valores Monetários
Habilidade: EF03MA24 - Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
Recursos Necessários:
- Cartões ou fichas com valores monetários;
- Simuladores de compras (jogos ou atividades online);
- Lousa ou quadro branco;
- Canetas para quadro branco;
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula discutindo com os alunos a importância do dinheiro e sua utilização em situações de compra, venda e troca.
Pergunte aos alunos se eles já realizaram compras ou trocas de valores monetários e peça exemplos dessas situações.
2. Apresentação de Valores Monetários (15 minutos)
Apresente aos alunos cartões ou fichas com diferentes valores monetários, como cédulas e moedas do sistema brasileiro.
Mostre cada valor e peça aos alunos que identifiquem o valor representado em cada cartão ou ficha.
Explique a equivalência entre os diferentes valores monetários, como a relação entre cédulas e moedas.
3. Simulação de Compras (20 minutos)
Divida a turma em grupos e distribua simuladores de compras, como jogos ou atividades online.
Peça aos grupos que realizem compras virtuais, comparando valores e fazendo equivalências de valores monetários.
Os alunos devem utilizar as habilidades de resolver problemas envolvendo valores monetários em situações reais de compra.
4. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as experiências de compras virtuais e discutir os problemas encontrados.
Incentive-os a relatar as estratégias utilizadas para comparar e equivaler os valores monetários.
Destaque a importância de entender a equivalência de valores monetários em situações de compra, venda e troca.
5. Elaboração de Problemas (20 minutos)
Divida a turma em pares e peça a cada par que elabore um problema envolvendo valores monetários.
Incentive-os a criar situações de compra, venda ou troca, onde os alunos devem comparar e equivaler os valores monetários.
Os pares devem trocar seus problemas com outros pares para resolvê-los.
6. Apresentação dos Problemas (15 minutos)
Peça a cada par que apresente o problema elaborado e sua solução para a turma.
Incentive a discussão sobre as estratégias utilizadas para resolver os problemas e a importância de compreender a comparação e equivalência de valores monetários.
7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a habilidade de resolver e elaborar problemas com valores monetários.
Destaque como essa habilidade é importante para as situações do cotidiano, como compras, vendas e trocas.
Finalize a aula incentivando os alunos a praticar a comparação e a equivalência de valores monetários em suas atividades diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário