quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA24.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Problemas com Valores Monetários

Habilidade: EF03MA24 - Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Recursos Necessários:

  • Cartões ou fichas com valores monetários;
  • Simuladores de compras (jogos ou atividades online);
  • Lousa ou quadro branco;
  • Canetas para quadro branco;

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula discutindo com os alunos a importância do dinheiro e sua utilização em situações de compra, venda e troca.

Pergunte aos alunos se eles já realizaram compras ou trocas de valores monetários e peça exemplos dessas situações.

2. Apresentação de Valores Monetários (15 minutos)

Apresente aos alunos cartões ou fichas com diferentes valores monetários, como cédulas e moedas do sistema brasileiro.

Mostre cada valor e peça aos alunos que identifiquem o valor representado em cada cartão ou ficha.

Explique a equivalência entre os diferentes valores monetários, como a relação entre cédulas e moedas.

3. Simulação de Compras (20 minutos)

Divida a turma em grupos e distribua simuladores de compras, como jogos ou atividades online.

Peça aos grupos que realizem compras virtuais, comparando valores e fazendo equivalências de valores monetários.

Os alunos devem utilizar as habilidades de resolver problemas envolvendo valores monetários em situações reais de compra.

4. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as experiências de compras virtuais e discutir os problemas encontrados.

Incentive-os a relatar as estratégias utilizadas para comparar e equivaler os valores monetários.

Destaque a importância de entender a equivalência de valores monetários em situações de compra, venda e troca.

5. Elaboração de Problemas (20 minutos)

Divida a turma em pares e peça a cada par que elabore um problema envolvendo valores monetários.

Incentive-os a criar situações de compra, venda ou troca, onde os alunos devem comparar e equivaler os valores monetários.

Os pares devem trocar seus problemas com outros pares para resolvê-los.

6. Apresentação dos Problemas (15 minutos)

Peça a cada par que apresente o problema elaborado e sua solução para a turma.

Incentive a discussão sobre as estratégias utilizadas para resolver os problemas e a importância de compreender a comparação e equivalência de valores monetários.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a habilidade de resolver e elaborar problemas com valores monetários.

Destaque como essa habilidade é importante para as situações do cotidiano, como compras, vendas e trocas.

Finalize a aula incentivando os alunos a praticar a comparação e a equivalência de valores monetários em suas atividades diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário