quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA23.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Leitura de Horas em Relógios Digitais e Analógicos

Habilidade: EF03MA23 - Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

Recursos Necessários:

  • Relógios digitais;
  • Relógios analógicos;
  • Quadro branco;
  • Canetas para quadro branco;
  • Atividades impressas com relógios e horários;

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: ler horas em relógios digitais e analógicos, reconhecendo a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

Discuta com os alunos a importância de saber ler e interpretar corretamente as horas para se organizar no tempo.

2. Relógios Digitais (15 minutos)

Mostre aos alunos um relógio digital e explique como ler as horas, minutos e segundos.

Peça aos alunos que observem o relógio digital e registrem o horário indicado.

Incentive-os a identificar a relação entre a hora, o minuto e o segundo no relógio digital.

3. Relógios Analógicos (15 minutos)

Mostre aos alunos um relógio analógico e explique como ler as horas e os minutos.

Peça aos alunos que observem o relógio analógico e registrem o horário indicado.

Incentive-os a identificar a relação entre a hora e o minuto no relógio analógico.

4. Atividades Impressas (20 minutos)

Distribua atividades impressas contendo relógios com horários variados.

Solicite que os alunos leiam os horários e registrem os horários correspondentes em um formato digital e analógico.

Incentive-os a identificar a relação entre a hora e o minuto nos relógios impressos.

5. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as respostas e discutir as dificuldades encontradas durante a atividade.

Incentive-os a trocar ideias e estratégias para a leitura e interpretação dos horários em relógios digitais e analógicos.

Estimule a reflexão sobre a importância de saber ler as horas corretamente no cotidiano.

6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de ler horas em relógios digitais e analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

Destaque como essa habilidade nos ajuda a nos organizar no tempo e a entender a relação entre diferentes unidades de medida de tempo.

Finalize a aula incentivando os alunos a praticar a leitura de horas em situações do cotidiano, como em compromissos, horários escolares, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário