Plano de Aula - Matemática
Tema: Leitura de Horas em Relógios Digitais e Analógicos
Habilidade: EF03MA23 - Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
Recursos Necessários:
- Relógios digitais;
- Relógios analógicos;
- Quadro branco;
- Canetas para quadro branco;
- Atividades impressas com relógios e horários;
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: ler horas em relógios digitais e analógicos, reconhecendo a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
Discuta com os alunos a importância de saber ler e interpretar corretamente as horas para se organizar no tempo.
2. Relógios Digitais (15 minutos)
Mostre aos alunos um relógio digital e explique como ler as horas, minutos e segundos.
Peça aos alunos que observem o relógio digital e registrem o horário indicado.
Incentive-os a identificar a relação entre a hora, o minuto e o segundo no relógio digital.
3. Relógios Analógicos (15 minutos)
Mostre aos alunos um relógio analógico e explique como ler as horas e os minutos.
Peça aos alunos que observem o relógio analógico e registrem o horário indicado.
Incentive-os a identificar a relação entre a hora e o minuto no relógio analógico.
4. Atividades Impressas (20 minutos)
Distribua atividades impressas contendo relógios com horários variados.
Solicite que os alunos leiam os horários e registrem os horários correspondentes em um formato digital e analógico.
Incentive-os a identificar a relação entre a hora e o minuto nos relógios impressos.
5. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as respostas e discutir as dificuldades encontradas durante a atividade.
Incentive-os a trocar ideias e estratégias para a leitura e interpretação dos horários em relógios digitais e analógicos.
Estimule a reflexão sobre a importância de saber ler as horas corretamente no cotidiano.
6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de ler horas em relógios digitais e analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
Destaque como essa habilidade nos ajuda a nos organizar no tempo e a entender a relação entre diferentes unidades de medida de tempo.
Finalize a aula incentivando os alunos a praticar a leitura de horas em situações do cotidiano, como em compromissos, horários escolares, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário