Plano de Aula - Matemática
Tema: Estimar, Medir e Comparar Comprimentos
Habilidade: EF03MA19 - Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
Recursos Necessários:
- Fitas métricas;
- Réguas;
- Objetos de diferentes tamanhos;
- Papéis;
- Lápis;
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: estimar, medir e comparar comprimentos utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais.
Discuta com os alunos a importância de utilizar as unidades de medida adequadas para obter medidas precisas e confiáveis.
2. Exploração de Medidas Não Padronizadas (15 minutos)
Distribua fitas métricas e objetos de diferentes tamanhos para os alunos.
Solicite que realizem medições utilizando as fitas métricas e registrem os resultados.
Incentive-os a estimar medidas utilizando objetos não padronizados, como papéis, e comparar com as medições realizadas com as fitas métricas.
3. Exploração de Medidas Padronizadas (15 minutos)
Distribua réguas e papéis para os alunos.
Solicite que realizem medições utilizando as réguas e registrem os resultados em centímetros e milímetros.
Incentive-os a comparar medidas utilizando diferentes unidades de medida e observar as diferenças entre centímetros e milímetros.
4. Medição de Comprimentos (20 minutos)
Proponha atividades de medição de comprimentos utilizando objetos no ambiente da sala de aula.
Solicite que os alunos realizem medições utilizando as unidades de medida padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e registrem os resultados.
Incentive-os a utilizar diferentes instrumentos de medida, como fitas métricas e réguas, de acordo com a necessidade de cada situação.
5. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as descobertas e observações feitas durante as medições.
Incentive-os a comparar as medidas obtidas e discutir como a escolha da unidade de medida e do instrumento utilizado afeta os resultados.
Discuta também situações do cotidiano em que a medição de comprimentos é importante, como em construções, design de objetos, etc.
6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de estimar, medir e comparar comprimentos utilizando unidades de medida padronizadas e não padronizadas.
Destaque como o conhecimento sobre as unidades de medida e os instrumentos de medida nos ajuda a realizar medições precisas e interpretar corretamente os resultados obtidos.
Finalize a aula incentivando os alunos a utilizarem as unidades de medida adequadas em suas atividades cotidianas e a desenvolverem o senso de estimativa para realizar medições aproximadas quando necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário