quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA18.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Escolha de Unidade de Medida e Instrumento Apropriado

Habilidade: EF03MA18 - Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

Recursos Necessários:

  • Régua;
  • Cronômetro ou relógio;
  • Copos de diferentes tamanhos;
  • Recipientes graduados (balde, jarra graduada, etc.);

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

Discuta com os alunos a importância de utilizar a unidade de medida correta e o instrumento adequado para obter medições precisas e confiáveis.

2. Exploração de Medidas de Comprimento (15 minutos)

Distribua réguas para os alunos.

Solicite que realizem medições de objetos em sala de aula, como uma mesa, uma cadeira, etc.

Incentive-os a escolher a unidade de medida apropriada (centímetros ou metros) para cada objeto e registrar as medidas.

3. Medição de Tempo (15 minutos)

Utilize um cronômetro ou relógio para realizar medições de tempo.

Solicite que os alunos cronometrem o tempo de diferentes atividades, como correr por uma determinada distância, realizar uma tarefa específica, etc.

Incentive-os a escolher a unidade de medida de tempo adequada (segundos, minutos, horas) e registrar os resultados.

4. Medição de Capacidade (20 minutos)

Distribua copos de diferentes tamanhos e recipientes graduados para os alunos.

Solicite que realizem medições de capacidade, como encher um copo até determinado nível, transferir líquido de um recipiente para outro, etc.

Incentive-os a escolher a unidade de medida de capacidade apropriada (mililitros, litros) e registrar as medidas.

5. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as descobertas e observações feitas durante as medições.

Incentive-os a descrever como escolheram a unidade de medida e o instrumento adequado para cada situação de medição.

Discuta também situações do cotidiano em que a escolha correta da unidade de medida e do instrumento é importante, como em receitas culinárias, medição de tempo em atividades esportivas, etc.

6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de escolher a unidade de medida e o instrumento apropriado para obter medições precisas.

Destaque como o conhecimento sobre a escolha correta da unidade de medida e do instrumento nos ajuda a realizar medições corretas e interpretar corretamente os resultados obtidos.

Finalize a aula incentivando os alunos a prestar atenção à unidade de medida e ao instrumento utilizado em suas atividades cotidianas e a questionarem se são os mais apropriados para obter medições precisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário