Plano de Aula - Matemática
Tema: Dependência da Unidade de Medida
Habilidade: EF03MA17 - Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Recursos Necessários:
- Régua;
- Tesoura;
- Papel;
- Lápis;
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Discuta com os alunos a importância de utilizar a unidade de medida correta para obter resultados precisos e confiáveis.
2. Exemplo Prático (15 minutos)
Apresente um exemplo prático aos alunos, como medir o comprimento de uma mesa.
Solicite que um aluno meça a mesa utilizando uma régua e registre o resultado.
Em seguida, solicite que outro aluno meça a mesma mesa, mas utilizando uma tesoura ou qualquer objeto não apropriado como unidade de medida.
Discuta com a turma os resultados obtidos e a diferença que a unidade de medida utilizada pode fazer.
3. Exploração de Medidas (20 minutos)
Distribua papel e lápis para os alunos.
Solicite que realizem algumas medidas simples, como o comprimento de uma folha de papel, utilizando diferentes unidades de medida (centímetros, milímetros, etc.).
Incentive-os a registrar os resultados e comparar as medidas obtidas com diferentes unidades.
4. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as descobertas e observações feitas durante a exploração das medidas.
Incentive-os a descrever como a escolha da unidade de medida afeta o resultado das medidas.
Discuta também situações do cotidiano em que a escolha da unidade de medida é importante, como receitas de culinária, medidas de tempo, etc.
5. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância da unidade de medida na obtenção de resultados precisos.
Destaque como o conhecimento sobre a dependência da unidade de medida nos ajuda a realizar medições corretas e a interpretar corretamente os resultados obtidos.
Finalize a aula incentivando os alunos a prestarem atenção à unidade de medida utilizada em suas atividades cotidianas e a questionarem se ela é a mais adequada para obter resultados precisos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário