quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA17.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Dependência da Unidade de Medida

Habilidade: EF03MA17 - Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Recursos Necessários:

  • Régua;
  • Tesoura;
  • Papel;
  • Lápis;

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

Discuta com os alunos a importância de utilizar a unidade de medida correta para obter resultados precisos e confiáveis.

2. Exemplo Prático (15 minutos)

Apresente um exemplo prático aos alunos, como medir o comprimento de uma mesa.

Solicite que um aluno meça a mesa utilizando uma régua e registre o resultado.

Em seguida, solicite que outro aluno meça a mesma mesa, mas utilizando uma tesoura ou qualquer objeto não apropriado como unidade de medida.

Discuta com a turma os resultados obtidos e a diferença que a unidade de medida utilizada pode fazer.

3. Exploração de Medidas (20 minutos)

Distribua papel e lápis para os alunos.

Solicite que realizem algumas medidas simples, como o comprimento de uma folha de papel, utilizando diferentes unidades de medida (centímetros, milímetros, etc.).

Incentive-os a registrar os resultados e comparar as medidas obtidas com diferentes unidades.

4. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as descobertas e observações feitas durante a exploração das medidas.

Incentive-os a descrever como a escolha da unidade de medida afeta o resultado das medidas.

Discuta também situações do cotidiano em que a escolha da unidade de medida é importante, como receitas de culinária, medidas de tempo, etc.

5. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância da unidade de medida na obtenção de resultados precisos.

Destaque como o conhecimento sobre a dependência da unidade de medida nos ajuda a realizar medições corretas e a interpretar corretamente os resultados obtidos.

Finalize a aula incentivando os alunos a prestarem atenção à unidade de medida utilizada em suas atividades cotidianas e a questionarem se ela é a mais adequada para obter resultados precisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário