Plano de Aula - Matemática
Tema: Reconhecendo Figuras Congruentes
Habilidade: EF03MA16 - Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.
Recursos Necessários:
- Papel quadriculado ou triangular;
- Lápis de cor ou marcadores;
- Tecnologia digital (computador, tablet, etc.) com acesso a um programa de desenho ou um aplicativo de geometria interativa;
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: reconhecer figuras congruentes.
Discuta com os alunos o que eles entendem por figuras congruentes, reforçando que são figuras que possuem a mesma forma e tamanho.
2. Sobreposição em Papel (15 minutos)
Distribua papel quadriculado ou triangular para cada aluno.
Solicite que eles desenhem duas figuras em seus papéis.
Incentive-os a recortar uma das figuras e sobrepor à outra, verificando se elas se encaixam perfeitamente.
Peça que identifiquem as figuras como congruentes se puderem sobrepor uma à outra.
3. Desenhos em Malhas (20 minutos)
Solicite que os alunos desenhem duas figuras em malhas quadriculadas ou triangulares.
Incentive-os a colorir as figuras de maneira diferente para facilitar a comparação visual.
Peça que observem se as figuras possuem a mesma forma e tamanho ao sobrepor uma à outra nas malhas.
4. Uso de Tecnologia Digital (20 minutos)
Apresente aos alunos um programa de desenho ou um aplicativo de geometria interativa em um dispositivo digital.
Solicite que desenhem duas figuras no programa ou aplicativo e verifiquem se são congruentes.
Incentive-os a utilizar as ferramentas de sobreposição e transformação disponíveis para verificar a congruência das figuras.
5. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as descobertas e observações feitas durante as atividades.
Incentive-os a descrever como determinaram a congruência das figuras, destacando o uso da sobreposição e das malhas.
Discuta também a importância do uso da tecnologia digital como uma ferramenta adicional para explorar a congruência das figuras.
6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de reconhecer figuras congruentes.
Destaque como esse conhecimento ajuda a identificar padrões e propriedades geométricas.
Finalize a aula incentivando os alunos a explorarem mais sobre a congruência de figuras em seu ambiente cotidiano e na prática de desenhos e construções geométricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário