Plano de Aula - Matemática
Tema: Igualdade em Operações Matemáticas
Habilidade: EF03MA11 - Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Recursos Necessários:
- Quadro branco e marcadores;
- Fichas ou cartões com números;
- Atividades impressas com sentenças de adições e subtrações;
- Lápis e papel.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
2. Exploração de Igualdades (15 minutos)
No quadro branco, escreva algumas igualdades matemáticas envolvendo adições e subtrações, como 3 + 2 = 4 + 1.
Solicite que os alunos observem as igualdades e discutam em grupos possíveis combinações de números que resultem na mesma soma ou diferença.
Incentive-os a explorar diferentes possibilidades e a encontrar exemplos adicionais.
3. Prática com Sentenças (20 minutos)
Distribua atividades impressas com sentenças de adições e subtrações para os alunos.
Solicite que eles escrevam diferentes sentenças que resultem na mesma soma ou diferença.
Incentive-os a justificar suas respostas e a criar exemplos adicionais.
4. Exploração de Padrões (20 minutos)
No quadro branco, escreva algumas sentenças de adições e subtrações que resultem na mesma soma ou diferença.
Solicite que os alunos observem os padrões presentes e identifiquem as regularidades.
Incentive-os a descrever a regra ou o padrão que relaciona as diferentes sentenças.
5. Elaboração de Sentenças (15 minutos)
Distribua folhas de papel e peça aos alunos que elaborem suas próprias sentenças de adições e subtrações que resultem na mesma soma ou diferença.
Solicite que eles justifiquem suas escolhas e expliquem a ideia de igualdade presente nas sentenças.
Incentive-os a trocar as sentenças elaboradas entre si para que possam identificar os diferentes exemplos de igualdade.
6. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as sentenças criadas e discutir as igualdades identificadas.
Incentive-os a fazer conexões entre os diferentes exemplos e a descrever as regras de formação de forma clara.
7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de compreender a ideia de igualdade em operações matemáticas.
Finalize a aula destacando como esse conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos matemáticos e na resolução de problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário