Plano de Aula - Composição e Decomposição de Números
Habilidade:
EF02MA04 - Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos:
- Compor números naturais de até três ordens utilizando material manipulável;
- Decompor números naturais de até três ordens utilizando material manipulável;
- Explorar diferentes estratégias de adição para compor e decompor números.
Recursos Necessários:
- Material manipulável (exemplos: blocos de base 10, palitos, fichas, etc.);
- Lousa e giz;
- Folhas de papel e lápis;
- Jogos ou atividades relacionadas à composição e decomposição de números (opcional).
Atividades:
1. Compondo Números:
Apresente aos alunos um número natural, como 236, e utilize o material manipulável para demonstrar a composição do número. Por exemplo, use blocos de base 10 para mostrar que 236 é composto por 2 centenas, 3 dezenas e 6 unidades. Incentive os alunos a participarem e utilizarem o material manipulável para compor outros números.
2. Decompondo Números:
Apresente aos alunos um número composto, como 427, e utilize o material manipulável para demonstrar a decomposição do número. Por exemplo, use blocos de base 10 para mostrar que 427 pode ser decomposto em 4 centenas, 2 dezenas e 7 unidades. Incentive os alunos a participarem e utilizarem o material manipulável para decompor outros números.
3. Explorando Estratégias de Adição:
Promova uma discussão em sala de aula sobre diferentes estratégias de adição que os alunos podem utilizar para compor e decompor números. Incentive-os a compartilharem suas ideias e experiências. Exemplos de estratégias incluem adicionar unidades, dezenas e centenas separadamente ou utilizar a adição de forma inversa (começando pelas unidades).
4. Atividades Práticas:
Proporcione atividades práticas envolvendo a composição e decomposição de números. Os alunos podem utilizar o material manipulável e resolver problemas ou desafios que requerem a aplicação dessas habilidades. Também é possível utilizar jogos ou atividades digitais relacionadas ao tema.
Avaliação:
Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe a participação deles durante as atividades, suas estratégias de composição e decomposição de números, além da precisão de suas respostas. Também pode ser útil aplicar questionários ou propor situações-problema para que os alunos apliquem suas habilidades em diferentes contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário