Plano de Aula - Matemática
Tema: Movimentação no Espaço
Habilidade: EF03MA12 - Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
Recursos Necessários:
- Papel kraft ou cartolina;
- Lápis, borracha e régua;
- Materiais para desenho e pintura (opcional);
- Objetos para representar pessoas ou objetos no espaço;
- Fitas adesivas coloridas;
- Quadro branco e marcadores (opcional).
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
2. Discussão sobre Movimentação (15 minutos)
Solicite que os alunos descrevam situações em que precisaram se movimentar em diferentes espaços, como em casa, na escola ou em outros lugares.
Incentive-os a compartilhar as mudanças de direção e sentido que fizeram durante essas movimentações.
Utilize o quadro branco ou papel kraft para registrar as informações compartilhadas pelos alunos.
3. Desenho de Trajetos (20 minutos)
Distribua papel kraft ou cartolina para cada aluno.
Solicite que eles escolham um espaço (por exemplo, sala de aula, pátio) e desenhem um esboço do trajeto que fizeram para chegar até a sala de aula.
Incentive-os a representar as mudanças de direção e sentido utilizando setas ou outros símbolos.
Os alunos podem usar lápis, borracha e régua para auxiliar no desenho.
4. Elaboração de Croquis (20 minutos)
Distribua fitas adesivas coloridas e objetos pequenos (por exemplo, bonequinhos, blocos) para cada aluno.
Solicite que eles criem um croqui representando a movimentação de um objeto ou pessoa em um espaço específico (por exemplo, sala de aula, cozinha).
Incentive-os a utilizar as fitas adesivas para criar caminhos e indicar as mudanças de direção e sentido.
Os alunos podem ser criativos e adicionar detalhes ao croqui, como móveis ou outros elementos presentes no espaço.
5. Apresentação dos Trabalhos (15 minutos)
Convide os alunos a apresentarem seus desenhos de trajetos e croquis para a turma.
Incentive-os a descrever as mudanças de direção e sentido presentes em seus trabalhos.
Os demais alunos podem fazer perguntas ou comentários sobre os desenhos apresentados.
6. Discussão e Conclusão (10 minutos)
Reúna a turma para uma discussão final sobre a importância de descrever e representar a movimentação no espaço.
Destaque a importância de utilizar pontos de referência e de considerar as mudanças de direção e sentido ao se movimentar.
Finalize a aula reforçando a conexão entre a habilidade trabalhada e situações do cotidiano em que precisamos nos movimentar no espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário