Plano de Aula - Matemática
Tema: Problemas de Divisão com Significados Diversos
Habilidade: EF03MA08 - Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
Recursos Necessários:
- Quadro branco e marcadores;
- Fichas ou cartões com números;
- Atividades impressas com problemas de divisão;
- Lápis e papel.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
2. Exploração dos Significados (15 minutos)
No quadro branco, escreva alguns problemas de divisão com diferentes significados, como repartição equitativa e medida.
Solicite que os alunos discutam em grupos as estratégias que podem ser utilizadas para resolver cada tipo de problema.
Incentive-os a pensar em diferentes estratégias, como divisão igualitária, uso de desenhos e registros pessoais.
3. Prática com Problemas (20 minutos)
Distribua atividades impressas com problemas de divisão com os significados explorados.
Solicite que os alunos resolvam os problemas utilizando diferentes estratégias e registros pessoais.
Incentive-os a justificar suas escolhas de estratégia e a explicar seus raciocínios.
4. Exploração da Repartição Equitativa (20 minutos)
Explique aos alunos o significado de repartição equitativa e como ela se relaciona com a divisão.
No quadro branco, apresente exemplos de situações em que é necessário dividir um conjunto de objetos de forma igual entre várias pessoas ou grupos.
Solicite que os alunos realizem a divisão de forma equitativa em cada exemplo apresentado.
5. Elaboração de Problemas (15 minutos)
Distribua folhas de papel e peça aos alunos que elaborem problemas de divisão com os significados de repartição equitativa e medida.
Solicite que eles resolvam os problemas utilizando diferentes estratégias e registros pessoais.
Incentive-os a trocar os problemas elaborados entre si para que possam resolver os problemas criados por seus colegas.
6. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as resoluções dos problemas e discutir as estratégias utilizadas.
Incentive-os a fazer conexões entre os diferentes significados dos problemas, as estratégias de cálculo utilizadas e a repartição equitativa.
7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de utilizar diferentes estratégias e registros pessoais para resolver problemas de divisão com significados diversos.
Finalize a aula destacando a variedade de estratégias que os alunos podem utilizar e a importância de desenvolver flexibilidade na resolução de problemas matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário