quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA07.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Problemas de Multiplicação com Significados Diversos

Habilidade: EF03MA07 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco e marcadores;
  • Fichas ou cartões com números;
  • Atividades impressas com problemas de multiplicação;
  • Lápis e papel.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

2. Exploração dos Significados (15 minutos)

No quadro branco, escreva alguns problemas de multiplicação com diferentes significados, como adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular.

Solicite que os alunos discutam em grupos as estratégias que podem ser utilizadas para resolver cada tipo de problema.

Incentive-os a pensar em diferentes estratégias, como contagem, uso de tabelas, desenhos e registros multiplicativos.

3. Prática com Problemas (20 minutos)

Distribua atividades impressas com problemas de multiplicação com os significados explorados.

Solicite que os alunos resolvam os problemas utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Incentive-os a justificar suas escolhas de estratégia e a explicar seus raciocínios.

4. Exploração da Disposição Retangular (20 minutos)

Explique aos alunos a disposição retangular e como ela se relaciona com a multiplicação.

No quadro branco, desenhe alguns exemplos de disposições retangulares e solicite que os alunos identifiquem as multiplicações correspondentes.

Incentive-os a observar as características das disposições retangulares e a relacioná-las com as multiplicações.

5. Elaboração de Problemas (15 minutos)

Distribua folhas de papel e peça aos alunos que elaborem problemas de multiplicação com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular.

Solicite que eles resolvam os problemas utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Incentive-os a trocar os problemas elaborados entre si para que possam resolver os problemas criados por seus colegas.

6. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as resoluções dos problemas e discutir as estratégias utilizadas.

Incentive-os a fazer conexões entre os diferentes significados dos problemas, as estratégias de cálculo utilizadas e as disposições retangulares.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de utilizar diferentes estratégias de cálculo e registros para resolver problemas de multiplicação com significados diversos.

Finalize a aula destacando a variedade de estratégias que os alunos podem utilizar e a importância de desenvolver flexibilidade na resolução de problemas matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário