Plano de Aula - Matemática
Tema: Divisão com Resto Zero e Suas Relações
Habilidade: EF03MA09 - Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Recursos Necessários:
- Quadro branco e marcadores;
- Fichas ou cartões com números;
- Atividades impressas com problemas de divisão;
- Lápis e papel.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
2. Exploração das Relações (15 minutos)
No quadro branco, escreva alguns exemplos de divisões com resto zero por 2, 3, 4, 5 e 10.
Solicite que os alunos identifiquem os quocientes de cada divisão e façam a associação com as ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Incentive-os a discutir em grupos as relações encontradas e a explicar suas conclusões.
3. Prática com Problemas (20 minutos)
Distribua atividades impressas com problemas envolvendo divisões com resto zero por 2, 3, 4, 5 e 10.
Solicite que os alunos resolvam os problemas e façam a associação entre o quociente e as ideias de partes correspondentes.
Incentive-os a justificar suas respostas e a explicar como fizeram a associação.
4. Exploração de Frações (20 minutos)
Explique aos alunos que as relações encontradas na atividade anterior podem ser representadas por frações.
No quadro branco, escreva as frações correspondentes a cada relação (por exemplo, 1/2 para metade, 1/3 para terça, etc.).
Solicite que os alunos observem as frações e as associem aos quocientes das divisões.
5. Elaboração de Problemas (15 minutos)
Distribua folhas de papel e peça aos alunos que elaborem problemas envolvendo divisões com resto zero e suas relações com as partes correspondentes.
Solicite que eles resolvam os problemas e façam a associação entre o quociente e as ideias de partes.
Incentive-os a trocar os problemas elaborados entre si para que possam resolver os problemas criados por seus colegas.
6. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as resoluções dos problemas e discutir as associações feitas entre as divisões com resto zero e as ideias de partes correspondentes.
Incentive-os a fazer conexões entre os diferentes quocientes, as ideias de partes e as frações correspondentes.
7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de associar os quocientes das divisões com resto zero a ideias de partes correspondentes.
Finalize a aula destacando a relação entre a divisão e as frações, e como esses conceitos estão presentes em nosso cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário