quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA06.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Problemas de Adição e Subtração com Significados Diversos

Habilidade: EF03MA06 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco e marcadores;
  • Fichas ou cartões com números;
  • Atividades impressas com problemas de adição e subtração;
  • Lápis e papel.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

2. Exploração dos Significados (15 minutos)

No quadro branco, escreva alguns problemas de adição e subtração com diferentes significados, como juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.

Solicite que os alunos discutam em grupos as estratégias que podem ser utilizadas para resolver cada tipo de problema.

Incentive-os a pensar em diferentes estratégias, como contagem, decomposição, uso de números amigos, entre outras.

3. Prática com Problemas (20 minutos)

Distribua atividades impressas com problemas de adição e subtração com significados diversos.

Solicite que os alunos resolvam os problemas utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado.

Incentive-os a justificar suas escolhas de estratégia e a explicar seus raciocínios.

4. Cálculo Mental (20 minutos)

Divida a turma em pequenos grupos e distribua fichas ou cartões com números para cada grupo.

Solicite que, em cada grupo, os alunos realizem cálculos mentais de adição e subtração utilizando os números das fichas.

Incentive-os a utilizar diferentes estratégias de cálculo mental, como contagem, decomposição, soma por partes, entre outras.

5. Elaboração de Problemas (15 minutos)

Distribua folhas de papel e peça aos alunos que elaborem problemas de adição e subtração com diferentes significados.

Solicite que eles resolvam os problemas utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado.

Incentive-os a trocar os problemas elaborados entre si para que possam resolver os problemas criados por seus colegas.

6. Discussão em Grupo (15 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as resoluções dos problemas e discutir as estratégias utilizadas.

Incentive-os a fazer conexões entre os diferentes significados dos problemas e as estratégias de cálculo utilizadas.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de utilizar diferentes estratégias de cálculo para resolver problemas de adição e subtração com significados diversos.

Finalize a aula destacando a variedade de estratégias que os alunos podem utilizar para encontrar soluções e a importância de desenvolver flexibilidade na resolução de problemas matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário