Plano de Aula - Matemática
Tema: Problemas de Adição e Subtração com Significados Diversos
Habilidade: EF03MA06 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Recursos Necessários:
- Quadro branco e marcadores;
- Fichas ou cartões com números;
- Atividades impressas com problemas de adição e subtração;
- Lápis e papel.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
2. Exploração dos Significados (15 minutos)
No quadro branco, escreva alguns problemas de adição e subtração com diferentes significados, como juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.
Solicite que os alunos discutam em grupos as estratégias que podem ser utilizadas para resolver cada tipo de problema.
Incentive-os a pensar em diferentes estratégias, como contagem, decomposição, uso de números amigos, entre outras.
3. Prática com Problemas (20 minutos)
Distribua atividades impressas com problemas de adição e subtração com significados diversos.
Solicite que os alunos resolvam os problemas utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado.
Incentive-os a justificar suas escolhas de estratégia e a explicar seus raciocínios.
4. Cálculo Mental (20 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e distribua fichas ou cartões com números para cada grupo.
Solicite que, em cada grupo, os alunos realizem cálculos mentais de adição e subtração utilizando os números das fichas.
Incentive-os a utilizar diferentes estratégias de cálculo mental, como contagem, decomposição, soma por partes, entre outras.
5. Elaboração de Problemas (15 minutos)
Distribua folhas de papel e peça aos alunos que elaborem problemas de adição e subtração com diferentes significados.
Solicite que eles resolvam os problemas utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado.
Incentive-os a trocar os problemas elaborados entre si para que possam resolver os problemas criados por seus colegas.
6. Discussão em Grupo (15 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as resoluções dos problemas e discutir as estratégias utilizadas.
Incentive-os a fazer conexões entre os diferentes significados dos problemas e as estratégias de cálculo utilizadas.
7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de utilizar diferentes estratégias de cálculo para resolver problemas de adição e subtração com significados diversos.
Finalize a aula destacando a variedade de estratégias que os alunos podem utilizar para encontrar soluções e a importância de desenvolver flexibilidade na resolução de problemas matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário