domingo, 1 de janeiro de 2023

GÊNESIS - CAPÍTULO 12

 GÊNESIS - CAPÍTULO 12


"1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;

2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra!

4 Assim partiu Abrão, como lhe ordenara o SENHOR, e foi Ló com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 Tomou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã vieram.

6 Passou Abrão por aquela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra.

7 Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.

8 Dali passou para o monte, ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando Betel a ocidente e Ai a oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.

9 Abrão, continuando a sua jornada, caminhava sempre para o Sul.

10 Houve fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra.

11 Quando estava para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa de semblante.

12 Quando os egípcios te virem, dirão: Esta é a mulher dele. E me matarão, deixando-te viva.

13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e eu viva por amor de ti.

14 Aconteceu que, quando entrou Abrão no Egito, os egípcios viram que a mulher era muito formosa.

15 Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto a Faraó; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.

16 Abrão foi muito bem tratado por causa dela; e recebeu ovelhas, bois, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.

17 Feriu, porém, o SENHOR a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18 Chamou, pois, Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?

19 Por que disseste: É minha irmã, de maneira que a tomei por mulher? Agora, pois, ei-la aí, toma-a e vai-te.

20 E Faraó deu ordens a respeito dele a alguns, e o acompanharam, a ele e a sua mulher, com tudo o que possuía."



O capítulo 12 do livro de Gênesis relata um importante episódio na vida de Abrão (mais tarde chamado de Abraão), considerado o pai do povo judeu. Nesse capítulo, Deus chama Abrão para deixar sua terra natal, sua parentela e a casa de seu pai e ir para a terra que Deus lhe mostraria.

Deus promete a Abrão que faria dele uma grande nação, o abençoaria e engrandeceria seu nome. Ele também promete que todos os povos da Terra seriam abençoados através dele. Abrão obedece ao chamado de Deus e parte, levando consigo sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló.

Abrão atravessa várias regiões até chegar à terra de Canaã. Nesse lugar, Deus aparece novamente a ele e promete dar aquela terra à sua descendência. Abrão constrói um altar e adora a Deus.

Posteriormente, uma fome atinge a terra de Canaã, e Abrão decide descer ao Egito em busca de sustento. Porém, temendo pela própria vida, ele pede a Sarai que diga ao povo que ela é sua irmã, não sua esposa. Sarai é levada para a casa do faraó, mas Deus envia pragas sobre Faraó e sua casa. Faraó descobre a verdade e repreende Abrão por não ter lhe dito a verdade desde o início. Faraó então ordena que Abrão e Sarai partam do Egito.

Esse capítulo é significativo porque marca o início da jornada de fé de Abrão e sua relação com Deus. Abrão demonstra obediência ao deixar sua terra e seguir a direção divina. Deus faz promessas a Abrão de que ele se tornará uma grande nação e abençoará todas as famílias da Terra por meio dele. Também é um lembrete de que Deus protege e intercede em favor de seu povo, como visto na proteção de Sarai e nas pragas enviadas sobre o faraó.

Existem várias interpretações desse capítulo, mas algumas observações comuns incluem a importância da obediência a Deus, a necessidade de confiar em Sua providência, o cumprimento das promessas divinas e a importância da fidelidade conjugal.

É importante ressaltar que a interpretação e o significado desse capítulo podem variar entre diferentes tradições religiosas e estudiosos. O contexto histórico, cultural e teológico deve ser levado em consideração ao se interpretar as passagens bíblicas. Recomenda-se a consulta a líderes religiosos e materiais de estudo confiáveis para obter uma compreensão mais aprofundada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário