domingo, 1 de janeiro de 2023

GÊNESIS - CAPÍTULO 19

 GÊNESIS - CAPÍTULO 19


1 Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava assentado à porta da cidade. Quando os viu, levantou-se e foi ao encontro deles, prostrando-se, rosto em terra.

2 E disse: "Meus senhores, por favor, venham à casa de seu servo; passem a noite, lavem os pés e pela manhã sigam seu caminho". "Não", responderam eles, "passaremos a noite na praça".

3 Mas ele insistiu muito, e eles foram com ele e entraram em sua casa. Ele lhes preparou uma refeição, assando pães sem fermento, e eles comeram.

4 Antes de se deitarem, todos os homens da cidade, os homens de Sodoma, cercaram a casa, tanto os jovens como os velhos, todo o povo em peso.

5 Chamaram Ló e lhe disseram: "Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações sexuais com eles".

6 Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si

7 e disse: "Meus amigos, peço que não cometam esse erro.

8 Vejam, tenho duas filhas que ainda são virgens. Eu as trarei para fora, e vocês poderão fazer com elas o que bem entenderem. Mas não façam nada a esses homens, pois se acham debaixo da proteção do meu teto".

9 "Saia daqui", gritaram eles. E acrescentaram: "Esse estrangeiro veio aqui para viver como se fosse um juiz! Agora vamos tratá-lo pior do que a eles". E avançaram para arrombar a porta.

10 Os dois homens abriram a porta, puxaram Ló para dentro e fecharam a porta.

11 Em seguida, feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até o maior, de forma que se cansaram, procurando em vão a entrada.

12 E os dois homens disseram a Ló: "Você tem mais alguém aqui? Genro, filhos, filhas, ou qualquer outra pessoa na cidade? Livre-se daqui,

13 porque estamos para destruir este lugar. O clamor ao Senhor contra seus habitantes é tão grande que ele nos enviou para destruí-lo".

14 Então Ló saiu e falou com seus genros, os quais estavam prestes a casar-se com suas filhas. Disse-lhes: "Depressa, saiam deste lugar, porque o Senhor está prestes a destruir a cidade!" Mas eles pensaram que ele estava brincando e não levaram a sério.

15 Ao amanhecer, os anjos insistiram com Ló, dizendo: "Levante-se, tome sua mulher e suas duas filhas que estão aqui, ou então você será varrido do castigo que virá sobre a cidade".

16 Mas ele relutava, então os homens o agarraram pela mão, assim como sua mulher e suas duas filhas, e o levaram para fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia dele.

17 Tendo-os tirado dali, um deles disse: "Fuja por sua vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será varrido!"

18 Ló lhes disse: "Não, meu Senhor, por favor!

19 Seu servo encontrou graça aos seus olhos, e você tem sido muito bondoso comigo, poupando minha vida. Mas não posso fugir para as montanhas; o desastre certamente me alcançará, e eu morrerei.

20 Olhe, ali perto há uma cidade pequena o suficiente para eu fugir. É pequena; deixe-me escapar para lá. Não é pequena demais para que eu possa escapar? Por favor, deixe-me fugir para lá; então eu sobreviverei".

21 Ele lhe respondeu: "Muito bem, eu o atenderei também neste caso; não destruirei a cidade da qual você está falando.

22 Mas fuja depressa, porque eu nada posso fazer até que você tenha chegado lá". Por isso a cidade foi chamada Zoar.

23 O sol já tinha nascido quando Ló chegou a Zoar.

24 Então o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra, vindo da parte do Senhor dos céus.

25 Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.

26 Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal.

27 Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e voltou ao lugar onde havia estado com o Senhor.

28 Ele olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da planície e viu densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha.

29 Assim, quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que sobreveio às cidades onde Ló tinha morado.

30 Ló saiu de Zoar e foi viver com suas duas filhas numa caverna.

31 Um dia a mais velha disse à mais nova: "Nosso pai está velho, e não há homem na terra que possa se unir a nós, como é costume em todo o mundo.

32 Venha, vamos embebedá-lo com vinho e deitar-nos com ele para preservar a descendência de nosso pai".

33 Naquela noite elas fizeram seu pai beber vinho, e a mais velha foi deitar-se com ele. Ele não percebeu quando ela deitou-se nem quando se levantou.

34 No dia seguinte a mais velha disse à mais nova: "Ontem à noite deitei-me com meu pai. Vamos embebedá-lo novamente esta noite, e você deitará com ele para que preservemos a descendência de nosso pai".

35 Então naquela noite também elas fizeram seu pai beber vinho, e a mais nova deitou-se com ele. Ele não percebeu quando ela deitou-se nem quando se levantou.

36 Assim as duas filhas de Ló ficaram grávidas de seu pai.

37 A mais velha teve um filho, a quem deu o nome de Moabe; ele é o pai dos moabitas de hoje.

38 A mais nova também teve um filho, a quem deu o nome de Ben-Ami; ele é o pai dos amonitas de hoje.


Este capítulo conta a história da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra e a fuga de Ló e sua família. No início do capítulo, dois anjos visitam Ló em Sodoma e são recebidos em sua casa. No entanto, os homens da cidade cercam a casa de Ló, exigindo que os anjos sejam entregues a eles para propósitos imorais. Ló oferece suas filhas virgens em vez dos anjos, mas os homens rejeitam essa oferta. Os anjos protegem Ló e sua família, cegando os homens que os cercavam. Os anjos instruem Ló a fugir da cidade antes de sua destruição iminente. Ló reluta, mas é persuadido pelos anjos a fugir para as montanhas. No entanto, ele pede permissão para fugir para uma cidade chamada Zoar, e os anjos concordam. Sodoma e Gomorra são então destruídas por fogo e enxofre do céu, e a mulher de Ló, desobedecendo à ordem dos anjos, olha para trás e se transforma em uma coluna de sal. Ló e suas duas filhas escapam para Zoar, e temendo não terem filhos, as filhas enganam Ló e concebem filhos com ele. Esses filhos se tornam os pais das nações de Moabe e Amom.

Este capítulo é um exemplo da justiça de Deus e das consequências da desobediência. Sodoma e Gomorra são cidades corruptas e ímpias, e a destruição que elas enfrentam é um castigo divino pela sua maldade. A relutância de Ló em deixar a cidade mostra sua ligação com o mundo pecaminoso ao seu redor. A história também ilustra a importância da obediência às instruções de Deus, como simbolizado pela advertência para não olhar para trás. A desobediência da mulher de Ló resulta em sua transformação em sal, servindo como um lembrete das consequências da desobediência.

As ações das filhas de Ló no final do capítulo levantam questões éticas e morais, pois elas enganam seu pai para conceber filhos com ele. Essa história descreve as origens das nações de Moabe e Amom, que mais tarde teriam um relacionamento contencioso com os descendentes de Abraão. Esses eventos destacam as ramificações do pecado e da desobediência, mesmo nas gerações futuras.

É importante lembrar que a interpretação e compreensão dos textos bíblicos podem variar entre diferentes tradições religiosas e estudiosos. As observações e interpretações acima são uma visão geral e não representam todas as perspectivas possíveis. É recomendado estudar a Bíblia com o auxílio de recursos e orientações adicionais para obter uma compreensão mais completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário