GÊNESIS - CAPÍTULO 20
1 Abraão partiu dali para a região do Neguebe e estabeleceu-se entre Cades e Sur. Depois, foi viver como estrangeiro em Gerar.
2 Abraão disse que sua mulher Sara era sua irmã. Então, Abimeleque, rei de Gerar, mandou que a trouxessem a ele.
3 Mas Deus veio a Abimeleque em um sonho durante a noite e lhe disse: "Você está condenado à morte por causa da mulher que tomou, pois ela é casada".
4 Abimeleque, porém, ainda não tinha se aproximado de Sara, então perguntou: "Senhor, destruirás uma nação inocente?
5 Ele me disse que era irmã dele, e ela também disse que era irmão dele. Tenho feito isso com coração íntegro e mãos inocentes".
6 Então Deus respondeu em um sonho: "Sim, sei que você fez isso de coração íntegro. E foi por isso que impedi você de pecar contra mim e não permiti que a tocasse.
7 Agora, devolva a mulher do homem, pois ele é profeta e intercederá por você para que você não morra. Mas, se você não a devolver, saiba que certamente morrerá, você e todos os seus".
8 Na manhã seguinte, Abimeleque chamou todos os seus conselheiros e contou tudo o que havia acontecido. Eles ficaram com muito medo.
9 Então Abimeleque chamou Abraão e perguntou: "O que você nos fez? Como pequei contra você, para que trouxesse tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? Você cometeu atos que não deveria ter cometido".
10 E Abimeleque perguntou a Abraão: "O que o levou a fazer isso?"
11 Abraão respondeu: "Eu pensei: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles vão me matar por causa da minha mulher.
12 Além disso, ela é minha irmã por parte de pai, embora não por parte de mãe, e veio a ser minha mulher.
13 Quando Deus me fez vaguear longe da casa de meu pai, eu disse a ela: 'Este é o favor que você pode me fazer: Em todos os lugares para onde formos, diga que sou seu irmão'".
14 Então Abimeleque pegou ovelhas, bois e servos e os deu a Abraão, e devolveu-lhe Sara, sua mulher.
15 E Abimeleque lhe disse: "Minha terra está diante de você; viva onde preferir".
16 E disse a Sara: "Eu lhe dei mil peças de prata; este é o sinal de que reconheço sua inocência diante de todos".
17 Então Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de modo que elas pudessem ter filhos novamente,
18 pois o Senhor havia fechado todos os úteros das mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.
O capítulo 20 do Livro de Gênesis conta a história em que Abraão e Sara se encontram novamente com o rei Abimeleque. Neste capítulo, vemos novamente Abraão agindo de forma enganosa, alegando que Sara era sua irmã, para evitar possíveis ameaças contra sua vida.
No entanto, Deus intervém e avisa Abimeleque em um sonho que Sara é esposa de Abraão e que ele está prestes a cometer um grave pecado. Abimeleque, surpreso e temendo a punição divina, confronta Abraão e o questiona sobre suas ações.
Abraão justifica suas mentiras, afirmando que não havia temor de Deus naquela região e temia pela sua vida. Apesar da conduta equivocada de Abraão, Deus mostra misericórdia tanto para com ele quanto para com Abimeleque. Abimeleque devolve Sara a Abraão e é abençoado por Deus. Abimeleque também é curado por Deus, juntamente com sua esposa e servas.
Essa história nos ensina a importância do temor a Deus, da honestidade e da confiança nEle. Ela também destaca a providência divina, que age para proteger e corrigir seus servos, mesmo diante de suas falhas.
Além disso, podemos observar a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e proteger a linhagem através de Abraão e Sara, que eventualmente se tornaria a nação de Israel.
Interpretações podem variar, mas esse capítulo pode nos lembrar da importância de sermos íntegros em nossas ações, mesmo diante de circunstâncias difíceis. Também nos chama a refletir sobre a necessidade de confiar em Deus em todos os momentos e buscar a Sua direção, em vez de confiar em nossos próprios esforços e estratégias enganosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário