1.Em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual das alternativas a seguir é a mais adequada para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental?
(A) Aplicar provas e testes padronizados com frequência para avaliar o desempenho individual dos alunos.
(B) Implementar um sistema de recompensas e punições para controlar o comportamento em sala de aula.
(C) Criar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam respeitados e valorizados.
(D) Priorizar o ensino de conteúdos disciplinares específicos, sem considerar o desenvolvimento integral do aluno.
(E) Diminuir o tempo dedicado às atividades lúdicas e recreativas para aumentar o foco no aprendizado formal.
Resposta correta:
(C) Criar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam respeitados e valorizados.
Justificativa:
A BNCC, em consonância com a neurociência e a psicologia educacional, reconhece que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é fundamental para o aprendizado e o bem-estar dos alunos. Um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam respeitados e valorizados, é essencial para que eles desenvolvam:
Autoconsciência: capacidade de reconhecer suas próprias emoções e sentimentos.
Autogerenciamento: capacidade de controlar suas emoções e comportamentos.
Consciência social: capacidade de reconhecer as emoções e sentimentos dos outros.
Habilidades de relacionamento: capacidade de se comunicar e interagir de forma eficaz com os outros.
Tomada de decisão responsável: capacidade de tomar decisões que considerem as consequências para si mesmo e para os outros.
As alternativas (A), (B), (D) e (E) não contribuem diretamente para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos.
2.Em relação aos Campos de Experiência da BNCC para a Educação Infantil, qual alternativa a seguir NÃO se configura como um dos campos?
(A) O eu, o outro e o nós.
(B) Corpo, gestos e movimentos.
(C) Traços, sons, cores e formas.
(D) Escuta, fala, pensamento e imaginação.
(E) Linguagens e suas tecnologias.
Resposta correta:
(E) Linguagens e suas tecnologias.
Justificativa:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil define cinco Campos de Experiência que organizam as aprendizagens e experiências das crianças:
O eu, o outro e o nós: desenvolvimento da identidade, da autonomia e da construção de vínculos sociais.
Corpo, gestos e movimentos: desenvolvimento da motricidade, da coordenação motora e da expressão corporal.
Traços, sons, cores e formas: desenvolvimento da percepção sensorial, da exploração artística e da criatividade.
Escuta, fala, pensamento e imaginação: desenvolvimento da linguagem oral, da comunicação e da capacidade de pensar.
Natureza e sociedade: desenvolvimento da compreensão do mundo natural e social, da investigação científica e da participação social.
O campo Linguagens e suas tecnologias não está presente na BNCC para a Educação Infantil, pois as habilidades relacionads à linguagem são distribuídas entre os demais Campos de Experiência.
Observações:
A BNCC para a Educação Infantil é um documento curricular normativo que define as aprendizagens essenciais que todas as crianças devem desenvolver ao longo da Educação Infantil.
Os Campos de Experiência são interligados e não devem ser trabalhados de forma isolada.
O professor é um profissional fundamental para a organização de experiências significativas e promotoras do desenvolvimento das crianças nos Campos de Experiência.
3.Na perspectiva da BNCC, qual das alternativas a seguir é a mais adequada para o desenvolvimento da leitura e da escrita nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental?
(A) Priorizar a memorização de regras gramaticais e ortográficas.
(B) Incentivar a leitura apenas de textos literários clássicos.
(C) Realizar exercícios repetitivos de caligrafia e cópia de textos.
(D) Propor atividades de leitura e escrita que considerem os diferentes gêneros textuais e os interesses dos alunos.
(E) Focar na alfabetização através do método tradicional, com cartilha e soletrando.
Resposta correta:
(D) Propor atividades de leitura e escrita que considerem os diferentes gêneros textuais e os interesses dos alunos.
Justificativa:
A BNCC defende uma visão abrangente da leitura e da escrita, que vai além da mera decodificação de palavras e frases. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades como:
Leitura crítica: capacidade de compreender diferentes tipos de textos, interpretar informações e construir sentidos.
Escrita criativa: capacidade de produzir textos variados, com diferentes finalidades e estilos.
Domínio da ortografia e da gramática: conhecimento das regras gramaticais e ortográficas para escrever de forma correta e eficaz.
Para alcançar esse objetivo, a BNCC propõe que os professores utilizem uma metodologia diversificada, que inclua:
Leitura e produção de diferentes gêneros textuais, como contos, poemas, notícias, reportagens, etc.
Uso de materiais variados, como livros, revistas, jornais, sites, etc.
Atividades que incentivem a participação ativa dos alunos, como debates, dramatizações, jogos, etc.
Consideração dos interesses e necessidades dos alunos na seleção de textos e atividades.
As alternativas (A), (B), (C) e (E) apresentam uma visão limitada da leitura e da escrita, focando em aspectos específicos e não considerando o desenvolvimento integral das habilidades dos alunos.
4.Em relação à Matemática na BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental, qual das alternativas a seguir é a mais adequada para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos?
(A) Decorar fórmulas e algoritmos para resolver problemas matemáticos.
(B) Utilizar a calculadora para realizar cálculos simples e complexos.
(C) Priorizar a memorização de fatos e conceitos matemáticos.
(D) Incentivar a resolução de problemas de forma contextualizada e criativa.
(E) Concentrar-se no ensino de conteúdos tradicionais, como tabuada e operações básicas.
Resposta correta:
(D) Incentivar a resolução de problemas de forma contextualizada e criativa.
Justificativa:
A BNCC propõe uma abordagem da Matemática que vai além da mera memorização de fórmulas e algoritmos. O objetivo é que os alunos desenvolvam o pensamento matemático, que se caracteriza pela capacidade de:
Resolver problemas: identificar, analisar e solucionar problemas matemáticos de diferentes tipos.
Argumentar: comunicar ideias matemáticas, justificar soluções e explicar raciocínios.
Modelar: representar situações reais com modelos matemáticos e interpretar resultados.
Conectar: relacionar conceitos matemáticos entre si e com outras áreas do conhecimento.
Fazer conjecturas: formular hipóteses e testá-las para chegar a conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário