Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA12)
Identificar e representar as frações equivalentes.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de identificar e representar frações equivalentes, compreendendo as relações entre diferentes frações.
Duração:
2 aulas (50 minutos cada)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Papel e lápis para os alunos
Atividades:
Aula 1:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula relembrando com os alunos o conceito de frações e a ideia de equivalência.
b) Explique que frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade, mesmo que tenham numeradores e denominadores diferentes.
c) Faça exemplos simples de frações equivalentes e destaque a importância de identificar e representar essas frações.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente aos alunos diferentes pares de frações e peça para eles determinarem se são equivalentes ou não.
b) Explique que para identificar frações equivalentes, é preciso encontrar um número que multiplique ou divida tanto o numerador quanto o denominador para obter a segunda fração.
c) Faça exemplos passo a passo, demonstrando como identificar frações equivalentes e encontrar o número multiplicador ou divisor comum.
3. Atividade prática (10 minutos):
a) Distribua folhas de papel com pares de frações para que os alunos identifiquem se são equivalentes ou não.
b) Os alunos devem trabalhar individualmente e justificar suas respostas, mostrando o número que multiplicou ou dividiu ambos os termos.
Aula 2:
1. Recapitulação (10 minutos):
a) Relembre com os alunos o conceito de frações equivalentes e como identificá-las.
b) Faça uma revisão rápida dos exemplos e exercícios resolvidos na aula anterior.
2. Aplicação prática (30 minutos):
a) Apresente aos alunos situações em que as frações equivalentes são utilizadas, como a divisão de uma pizza em diferentes partes.
b) Os alunos devem identificar as frações equivalentes nessas situações e representá-las de forma adequada.
c) Circule pela sala, ofereça suporte individualizado e observe as estratégias dos alunos.
3. Discussão e conclusão (10 minutos):
a) Promova uma discussão em grupo sobre as situações práticas resolvidas e as frações equivalentes identificadas pelos alunos.
b) Destaque a importância de compreender a equivalência das frações e sua representação.
c) Conclua a aula reforçando a importância de identificar frações equivalentes em diferentes contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário