Plano de Aula - Problemas de Adição e Subtração
Habilidade:
EF02MA06 - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos:
- Resolver problemas de adição e subtração com números de até três ordens;
- Elaborar problemas de adição e subtração com números de até três ordens;
- Utilizar estratégias pessoais para resolver e elaborar problemas;
- Compreender os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar em contextos de adição e subtração.
Recursos Necessários:
- Lousa e giz;
- Folhas de papel e lápis;
- Objetos manipuláveis (ex: blocos de base 10, palitos, etc.);
- Problemas de adição e subtração pré-elaborados (opcional).
Atividades:
1. Explorando os Significados:
Inicie a aula reunindo a turma no tapete ou em círculo. Apresente situações do cotidiano que envolvam juntar, acrescentar, separar e retirar. Por exemplo, você pode falar sobre a distribuição de lanches em uma festa, a adição de brinquedos em uma coleção, a separação de figurinhas ou a retirada de objetos de uma caixa. Peça aos alunos que compartilhem suas próprias experiências com essas situações.
2. Resolvendo Problemas em Grupo:
Divida a turma em grupos e distribua problemas de adição e subtração para cada grupo resolver. Os problemas podem ser relacionados às situações discutidas anteriormente ou a outras situações do cotidiano. Incentive os grupos a utilizar estratégias pessoais para resolver os problemas, como desenhar representações visuais, utilizar objetos manipuláveis ou criar cálculos mentais. Peça a cada grupo que compartilhe suas soluções com a turma.
3. Elaborando Problemas em Duplas:
Agora, divida a turma em duplas e peça para cada dupla elaborar um problema de adição ou subtração. Eles devem criar uma situação do cotidiano e escrever o problema em uma folha de papel. Incentive-os a utilizar números de até três ordens e os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar. Após a elaboração, as duplas devem trocar seus problemas com outras duplas para resolverem.
4. Apresentação e Discussão:
Peça a cada dupla que apresente seu problema de adição ou subtração para a turma. As outras duplas devem resolver os problemas utilizando estratégias pessoais. Após a resolução, promova uma discussão em sala de aula sobre as diferentes estratégias utilizadas e os resultados obtidos. Incentive os alunos a compartilharem suas abordagens e a explicarem como chegaram às respostas.
5. Atividades Práticas:
Proporcione atividades práticas adicionais para que os alunos continuem a praticar a resolução e elaboração de problemas de adição e subtração. Eles podem trabalhar individualmente ou em grupos, utilizando folhas de papel e lápis para criar e resolver problemas. Incentive-os a utilizar estratégias pessoais e a refletir sobre a melhor abordagem para cada problema.
Avaliação:
Para avaliar o aprendizado dos alunos, observe sua participação nas atividades de resolução e elaboração de problemas, suas estratégias pessoais, a compreensão dos significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, e a precisão de suas respostas. Também é importante avaliar sua capacidade de explicar as estratégias utilizadas e de criar problemas que envolvam números de até três ordens e os conceitos trabalhados.
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