Plano de Aula: Porcentagens e Proporcionalidade
Objetivo:
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Duração:
2 aulas de 50 minutos cada.
Recursos Necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Marcadores coloridos
- Calculadoras
- Exercícios impressos
Atividades:
Aula 1 - Introdução às Porcentagens (40 minutos)
Nesta aula, introduza o conceito de porcentagem aos alunos, explicando que porcentagem é uma forma de representar uma parte de um todo em relação a 100.
Atividade:
1. Mostre exemplos de situações cotidianas que envolvem porcentagens, como descontos em lojas, taxas de juros em empréstimos e promoções em supermercados.
2. Peça aos alunos que elaborem exemplos próprios de situações que possam ser representadas por porcentagens.
3. Discuta em grupo as respostas dos alunos, destacando a importância das porcentagens em diversas áreas da vida.
Aula 2 - Resolvendo Problemas de Porcentagem (50 minutos)
Nesta aula, os alunos irão resolver problemas práticos que envolvem porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.
Atividade:
1. Distribua uma folha com problemas de porcentagem para cada aluno.
2. Peça aos alunos que resolvam os problemas, utilizando as estratégias aprendidas na aula anterior.
3. Incentive-os a compartilhar suas soluções com os colegas, discutindo diferentes abordagens.
4. À medida que os alunos terminarem os problemas, peça que verifiquem suas respostas com a calculadora.
5. Realize uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas, enfatizando a importância da proporcionalidade no cálculo das porcentagens.
Finalize a aula reforçando a importância do uso de porcentagens em situações financeiras e cotidianas, e encoraje os alunos a praticarem mais exercícios de porcentagem em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário