quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA19

Plano de Aula - EF05MA19

Plano de Aula - EF05MA19

Resolução de Problemas com Medidas

Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Régua
  • Balança
  • Relógio
  • Termômetro
  • Recipientes para medição de capacidade
  • Exemplos de problemas envolvendo medidas (comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade)

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula revisando as diferentes grandezas de medida, como comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade.

Apresente exemplos de objetos ou situações que envolvam cada uma dessas grandezas.

Discuta com os alunos a importância de compreender e utilizar corretamente as unidades de medida para resolver problemas relacionados a essas grandezas.

2. Exploração de unidades de medida (20 minutos):

Divida os alunos em grupos e distribua os recursos de medição (régua, balança, relógio, termômetro, recipientes para medição de capacidade).

Peça aos grupos para realizar medições utilizando os recursos fornecidos e registrarem as medidas obtidas.

Os alunos devem praticar a conversão entre as unidades mais usuais de cada grandeza, como centímetros para metros, gramas para quilogramas, horas para minutos, etc.

Circule pela sala, oferecendo suporte e verificando o entendimento dos alunos sobre as conversões de unidades.

3. Resolução de problemas (25 minutos):

Distribua exemplos de problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade.

Os alunos devem resolver os problemas utilizando as medidas obtidas nas atividades anteriores e aplicando as conversões de unidades, quando necessário.

Incentive-os a discutir as estratégias utilizadas e a compartilhar seus raciocínios com os demais membros do grupo.

Circule pela sala, fornecendo suporte individualizado e esclarecendo dúvidas conforme necessário.

4. Conclusão (5 minutos):

Reúna a turma e promova uma discussão sobre as soluções dos problemas.

Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e raciocínios utilizados durante a resolução.

Destaque a importância das conversões de unidades e como elas permitem resolver problemas que envolvem diferentes grandezas de medida.

Encoraje os alunos a praticarem mais problemas envolvendo medidas em atividades adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário