Plano de Aula - EF05MA18
Reconhecimento de Congruência e Proporcionalidade em Figuras Poligonais
Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
Duração: 1 hora
Recursos necessários:
- Folhas de papel quadriculado
- Lápis de desenho
- Régua
- Computadores ou tablets com acesso à Internet (opcional)
- Software de desenho ou aplicativo com função de ampliação/redução (opcional)
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
Inicie a aula relembrando os conceitos de congruência de ângulos e proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais.
Explique aos alunos que a congruência de ângulos significa que os ângulos de duas figuras são iguais em medida.
Comente também sobre a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais, ou seja, os lados de uma figura são proporcionais aos lados correspondentes da outra figura.
2. Ampliação e redução em malhas quadriculadas (20 minutos):
Distribua folhas de papel quadriculado, lápis de desenho e régua para cada aluno.
Explique que os alunos farão exercícios de ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas.
Mostre exemplos de figuras poligonais desenhadas em uma malha quadriculada.
Peça aos alunos para escolherem uma figura e ampliá-la em outra parte da malha quadriculada.
Em seguida, peça para reduzirem a mesma figura em outra parte da malha quadriculada.
Os alunos devem prestar atenção para manter a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes durante o processo.
Circule pela sala, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas conforme necessário.
3. Utilizando tecnologias digitais (20 minutos):
Caso seja possível, leve os alunos para o laboratório de informática ou disponibilize tablets.
Explique que os alunos utilizarão um software de desenho ou um aplicativo com função de ampliação/redução para explorar a congruência e a proporcionalidade entre os lados e ângulos das figuras poligonais.
Peça aos alunos para desenharem uma figura poligonal na tela e, em seguida, ampliá-la e reduzi-la utilizando as ferramentas disponíveis.
Os alunos devem observar como os ângulos permanecem congruentes e os lados permanecem proporcionais durante o processo.
Incentive-os a explorar diferentes figuras poligonais e realizar ampliações e reduções em várias proporções.
Ofereça suporte individualizado conforme necessário.
4. Conclusão (10 minutos):
Conclua a aula discutindo as descobertas feitas pelos alunos durante as atividades de ampliação e redução em malhas quadriculadas e utilizando tecnologias digitais.
Reforce a importância de manter a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes ao realizar ampliações e reduções em figuras poligonais.
Destaque como esses conceitos são fundamentais na geometria e têm aplicações em diversos campos, como arquitetura, engenharia e design.
Incentive os alunos a explorarem mais exemplos de ampliação e redução em atividades adicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário