quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA18

Plano de Aula - EF05MA18

Plano de Aula - EF05MA18

Reconhecimento de Congruência e Proporcionalidade em Figuras Poligonais

Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Folhas de papel quadriculado
  • Lápis de desenho
  • Régua
  • Computadores ou tablets com acesso à Internet (opcional)
  • Software de desenho ou aplicativo com função de ampliação/redução (opcional)

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula relembrando os conceitos de congruência de ângulos e proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais.

Explique aos alunos que a congruência de ângulos significa que os ângulos de duas figuras são iguais em medida.

Comente também sobre a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais, ou seja, os lados de uma figura são proporcionais aos lados correspondentes da outra figura.

2. Ampliação e redução em malhas quadriculadas (20 minutos):

Distribua folhas de papel quadriculado, lápis de desenho e régua para cada aluno.

Explique que os alunos farão exercícios de ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas.

Mostre exemplos de figuras poligonais desenhadas em uma malha quadriculada.

Peça aos alunos para escolherem uma figura e ampliá-la em outra parte da malha quadriculada.

Em seguida, peça para reduzirem a mesma figura em outra parte da malha quadriculada.

Os alunos devem prestar atenção para manter a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes durante o processo.

Circule pela sala, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas conforme necessário.

3. Utilizando tecnologias digitais (20 minutos):

Caso seja possível, leve os alunos para o laboratório de informática ou disponibilize tablets.

Explique que os alunos utilizarão um software de desenho ou um aplicativo com função de ampliação/redução para explorar a congruência e a proporcionalidade entre os lados e ângulos das figuras poligonais.

Peça aos alunos para desenharem uma figura poligonal na tela e, em seguida, ampliá-la e reduzi-la utilizando as ferramentas disponíveis.

Os alunos devem observar como os ângulos permanecem congruentes e os lados permanecem proporcionais durante o processo.

Incentive-os a explorar diferentes figuras poligonais e realizar ampliações e reduções em várias proporções.

Ofereça suporte individualizado conforme necessário.

4. Conclusão (10 minutos):

Conclua a aula discutindo as descobertas feitas pelos alunos durante as atividades de ampliação e redução em malhas quadriculadas e utilizando tecnologias digitais.

Reforce a importância de manter a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes ao realizar ampliações e reduções em figuras poligonais.

Destaque como esses conceitos são fundamentais na geometria e têm aplicações em diversos campos, como arquitetura, engenharia e design.

Incentive os alunos a explorarem mais exemplos de ampliação e redução em atividades adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário