quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA03

Plano de Aula - EF05MA03

Plano de Aula - EF05MA03

Explorando frações e sua representação na reta numérica

Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Lousa ou quadro branco
  • Giz ou marcadores coloridos
  • Régua ou fita métrica
  • Folhas de papel e lápis para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Apresente aos alunos o objetivo da aula: explorar as frações e sua representação na reta numérica. Inicie uma discussão sobre o que os alunos já sabem sobre frações e como elas podem ser interpretadas como partes de um todo ou como o resultado de uma divisão. Anote as respostas no quadro para referência posterior.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

Explique aos alunos que as frações podem ser representadas na reta numérica como uma forma de visualizar sua posição e magnitude. Desenhe uma reta numérica na lousa ou quadro branco e marque alguns pontos representando frações. Peça aos alunos que observem a relação entre as frações e sua localização na reta numérica.

Distribua folhas de papel e peça aos alunos que desenhem sua própria reta numérica e representem algumas frações indicadas por você. Eles devem utilizar a reta numérica como recurso para posicionar as frações corretamente.

Circule pela sala, oferecendo suporte individual conforme necessário. Incentive os alunos a discutirem suas estratégias e compararem suas representações com os colegas.

3. Conclusão (20 minutos):

Reúna a turma e revise as representações das frações na reta numérica feitas pelos alunos. Discuta os diferentes métodos utilizados e assemelhe-os às ideias de parte de um todo ou resultado de uma divisão.

Finalize a aula enfatizando a importância de compreender a relação entre frações e a reta numérica como uma ferramenta visual para ajudar na compreensão desses conceitos matemáticos.

Incentive os alunos a praticarem a representação de frações na reta numérica em casa, utilizando situações do cotidiano que envolvam divisão ou partes de um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário