quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Plano de Aula - EF05MA04

Plano de Aula - EF05MA04

Plano de Aula - EF05MA04

Identificando Frações Equivalentes

Identificar frações equivalentes.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

  • Lousa ou quadro branco
  • Giz ou marcadores coloridos
  • Folhas de papel e lápis para os alunos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

Inicie a aula revisando com os alunos o conceito de frações equivalentes. Explique que frações equivalentes são aquelas que representam a mesma quantidade ou parte de um todo, mesmo que sejam escritas de formas diferentes.

Exemplo: 1/2 e 2/4 são frações equivalentes, pois representam a mesma quantidade - metade de um todo.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

Divida a turma em duplas ou pequenos grupos. Distribua folhas de papel e peça aos alunos que criem uma lista de frações equivalentes. Eles devem trabalhar em conjunto para identificar diferentes pares de frações equivalentes.

Circule pela sala, oferecendo suporte e incentivando a discussão entre os grupos. Estimule os alunos a utilizar estratégias como a simplificação de frações ou a multiplicação/divisão de numeradores e denominadores para encontrar frações equivalentes.

3. Conclusão (20 minutos):

Reúna a turma e peça a cada grupo que compartilhe algumas frações equivalentes que encontraram. Anote as frações no quadro ou lousa, destacando os diferentes pares equivalentes.

Discuta com os alunos as estratégias utilizadas para identificar as frações equivalentes e reforce a importância de compreender que diferentes representações podem representar a mesma quantidade.

Encerre a aula enfatizando que a identificação de frações equivalentes é uma habilidade importante na matemática e que ela pode ser aplicada em diversos contextos, como comparação de medidas e resolução de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário