Plano de Aula de Matemática
Habilidade: EM13MAT201 - Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa.
Tópico:
Ações Comunitárias Envolvendo Medidas e Cálculos de Grandeza
Duração:
1 aula de 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem:
- Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, com foco na comunidade, que envolvam medições e cálculos de perímetro, área, volume, capacidade ou massa.
Recursos Necessários:
- Papel, lápis, régua, exemplos de demandas da região ou da comunidade que envolvam medições e cálculos.
Estratégias de Ensino:
Introdução (10 minutos):
1. Apresente a habilidade (EM13MAT201) aos alunos: "Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa."
2. Explique a importância de aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano, especialmente aquelas que beneficiam a comunidade.
Desenvolvimento (30 minutos):
3. Apresente exemplos de demandas da região ou da comunidade que envolvam medições e cálculos de grandeza, como a criação de um jardim comunitário.
4. Discuta com os alunos a importância de medir e calcular para planejar e executar ações de forma eficiente.
5. Introduza os conceitos de perímetro, área, volume, capacidade e massa, explicando como eles podem ser aplicados nas ações propostas.
Atividade Prática (5 minutos):
6. Divida a turma em grupos e forneça exemplos de demandas da região. Peça a cada grupo para propor uma ação que envolva medições e cálculos de grandeza para atender a essa demanda.
Discussão em Grupo (5 minutos):
7. Peça a cada grupo que compartilhe suas propostas e explique como as medições e cálculos são aplicados.
Conclusão (5 minutos):
8. Reforce a importância de usar a matemática para planejar e executar ações que beneficiem a comunidade e atendam às demandas da região.
Avaliação:
9. Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo e a capacidade de propor ações que envolvam medições e cálculos de grandeza, considerando a habilidade (EM13MAT201) da BNCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário