quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática. EM13MAT102.

Plano de Aula de Matemática

Habilidade: EM13MAT102 - Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

Tópico:

Análise Crítica de Tabelas, Gráficos e Pesquisas Estatísticas

Duração:

1 aula de 50 minutos

Objetivo de Aprendizagem:

- Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas presentes em relatórios de diferentes meios de comunicação, identificando possíveis inadequações que possam levar a erros de interpretação, como escalas e amostras inadequadas.

Recursos Necessários:

- Tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas de relatórios de meios de comunicação.

Estratégias de Ensino:

Introdução (10 minutos):

1. Apresente a habilidade (EM13MAT102) aos alunos: "Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas."

2. Explique a importância de avaliar criticamente informações estatísticas para evitar interpretações equivocadas.

Desenvolvimento (30 minutos):

3. Apresente uma tabela ou gráfico de um relatório de mídia e discuta com os alunos a importância desses elementos na apresentação de dados.

4. Mostre exemplos de como escalas inadequadas podem distorcer a interpretação dos dados.

5. Analise uma amostra de pesquisa estatística, destacando a importância de uma amostra representativa.

Atividade Prática (5 minutos):

6. Divida a turma em grupos e forneça relatórios de diferentes meios de comunicação. Peça a cada grupo para identificar e discutir possíveis inadequações nos gráficos, tabelas ou amostras apresentadas.

Discussão em Grupo (5 minutos):

7. Peça a cada grupo que compartilhe suas observações e conclusões sobre os relatórios analisados.

Conclusão (5 minutos):

8. Reforce a importância de analisar criticamente as informações estatísticas apresentadas pela mídia, identificando possíveis inadequações que possam levar a erros de interpretação.

Avaliação:

9. Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo e a capacidade de identificar inadequações em relatórios de mídia, considerando a habilidade (EM13MAT102) da BNCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário