Plano de Aula de Matemática
Habilidade: EM13MAT102 - Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
Tópico:
Análise Crítica de Tabelas, Gráficos e Pesquisas Estatísticas
Duração:
1 aula de 50 minutos
Objetivo de Aprendizagem:
- Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas presentes em relatórios de diferentes meios de comunicação, identificando possíveis inadequações que possam levar a erros de interpretação, como escalas e amostras inadequadas.
Recursos Necessários:
- Tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas de relatórios de meios de comunicação.
Estratégias de Ensino:
Introdução (10 minutos):
1. Apresente a habilidade (EM13MAT102) aos alunos: "Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas."
2. Explique a importância de avaliar criticamente informações estatísticas para evitar interpretações equivocadas.
Desenvolvimento (30 minutos):
3. Apresente uma tabela ou gráfico de um relatório de mídia e discuta com os alunos a importância desses elementos na apresentação de dados.
4. Mostre exemplos de como escalas inadequadas podem distorcer a interpretação dos dados.
5. Analise uma amostra de pesquisa estatística, destacando a importância de uma amostra representativa.
Atividade Prática (5 minutos):
6. Divida a turma em grupos e forneça relatórios de diferentes meios de comunicação. Peça a cada grupo para identificar e discutir possíveis inadequações nos gráficos, tabelas ou amostras apresentadas.
Discussão em Grupo (5 minutos):
7. Peça a cada grupo que compartilhe suas observações e conclusões sobre os relatórios analisados.
Conclusão (5 minutos):
8. Reforce a importância de analisar criticamente as informações estatísticas apresentadas pela mídia, identificando possíveis inadequações que possam levar a erros de interpretação.
Avaliação:
9. Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo e a capacidade de identificar inadequações em relatórios de mídia, considerando a habilidade (EM13MAT102) da BNCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário