Plano de Aula de Matemática - 5º ano
Habilidade: (EF05MA20)
Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
Objetivo:
Os alunos serão capazes de identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
Duração:
1 aula (50 minutos)
Recursos necessários:
- Lousa ou quadro branco
- Giz ou marcadores
- Modelos físicos de poliedros e corpos redondos (se disponíveis)
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
a) Inicie a aula explicando o que são poliedros e corpos redondos e mostre exemplos de cada um.
b) Converse com os alunos sobre as características e propriedades que eles observam em cada tipo de figura.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
a) Apresente diferentes modelos físicos de poliedros e corpos redondos, se disponíveis, ou utilize imagens para exemplificar.
b) Peça aos alunos para identificar as propriedades comuns e diferenças entre os poliedros e os corpos redondos.
c) Liste as propriedades mencionadas na lousa ou no quadro branco e discuta-as com a turma.
3. Atividade prática (10 minutos):
a) Divida a turma em grupos e distribua figuras geométricas recortadas em papel.
b) Cada grupo deve classificar as figuras como poliedros ou corpos redondos e justificar suas classificações com base nas propriedades discutidas anteriormente.
4. Discussão e conclusão (10 minutos):
a) Peça a cada grupo que apresente suas classificações e justificativas.
b) Promova uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças nas classificações feitas por cada grupo.
c) Conclua a aula reforçando as propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos e sua importância na geometria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário