Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA14
Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e nomear as figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Eles irão praticar a observação e reconhecimento dessas formas, aplicando esse conhecimento em contextos visuais variados.
Atividades:
1. Exploração das figuras planas (15 minutos):
Inicie a aula mostrando imagens ou objetos que representem as figuras planas estudadas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. Peça aos alunos que observem atentamente cada forma e comentem sobre as características de cada uma delas.
2. Identificação de figuras planas (25 minutos):
Exiba diferentes imagens ou desenhos que contenham as figuras planas em diferentes disposições. Peça aos alunos que identifiquem as figuras planas presentes em cada imagem e as nomeiem corretamente. Incentive-os a justificar suas respostas com base nas características de cada forma.
3. Exploração de objetos (20 minutos):
Distribua objetos reais que possuam as formas planas estudadas para os alunos explorarem. Eles devem identificar as formas presentes em cada objeto e descrever como essas formas aparecem em diferentes contextos.
4. Criação de colagem (20 minutos):
Distribua revistas, tesouras, cola e cartolina aos alunos. Peça-lhes que procurem por imagens de objetos que contenham as formas planas estudadas e recortem-nas. Em seguida, eles devem colar as imagens em uma folha de cartolina e escrever o nome de cada forma plana abaixo de sua respectiva imagem.
Avaliação:
Observe como os alunos identificam e nomeiam corretamente as figuras planas em diferentes disposições e contextos visuais. Avalie também a capacidade deles de justificar suas respostas com base nas características de cada forma.
Avalie também a participação e o engajamento dos alunos durante as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário