Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidade: EF01MA22
Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivo da aula:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em realizar uma pesquisa utilizando até duas variáveis categóricas de seu interesse e organizar os dados coletados por meio de representações pessoais. Os alunos irão aprender a coletar informações, classificar e organizar os dados de forma visual.
Atividades:
1. Introdução à pesquisa (15 minutos):
Inicie a aula explicando o que é uma pesquisa e por que ela é importante para coletar informações. Discuta com os alunos sobre diferentes tipos de variáveis categóricas, como cores favoritas, animais de estimação, tipos de alimentos preferidos, entre outros.
2. Planejamento da pesquisa (20 minutos):
Divida a turma em grupos e peça aos alunos que escolham até duas variáveis categóricas para sua pesquisa. Eles devem decidir sobre o universo da pesquisa (por exemplo, todos os alunos da sala) e definir uma forma de coletar os dados, como entrevistas, questionários ou observações.
3. Coleta de dados (30 minutos):
Os grupos devem realizar a coleta de dados de acordo com o planejamento feito. Eles podem entrevistar os colegas, fazer perguntas ou observar características dos objetos da pesquisa. Os alunos devem registrar as respostas e os dados coletados.
4. Organização dos dados (20 minutos):
Cada grupo deve organizar os dados coletados por meio de uma representação pessoal. Podem ser utilizados gráficos de barras, tabelas, desenhos ou outras formas de visualização. Incentive a criatividade e a utilização de cores para tornar as representações mais atrativas.
5. Apresentação dos resultados (15 minutos):
Os grupos devem apresentar seus resultados para a turma, explicando a pesquisa realizada, as variáveis categóricas escolhidas e mostrando as representações pessoais dos dados. Incentive a troca de informações e a discussão sobre os resultados obtidos.
Avaliação:
Avalie a participação dos alunos durante as atividades em sala de aula, observando se conseguem realizar a pesquisa, coletar e organizar os dados de forma correta. Também leve em consideração a qualidade das representações pessoais dos dados. Realize perguntas para verificar a compreensão dos alunos sobre o tema.
Recursos adicionais:
Papel, lápis, cores, questionários ou entrevistas.
Observação: Essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a dinâmica da sala de aula e o nível de compreensão dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário