segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental. EF01MA11

Plano de Aula de Matemática - 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidade: EF01MA11

Descrever a localização de pessoas e objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

Objetivo da aula:

O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade de descrever a localização de pessoas e objetos no espaço em relação à sua própria posição. As crianças irão aprender a utilizar termos como "à direita", "à esquerda", "em frente" e "atrás" para descrever a posição de pessoas e objetos.

Atividades:

1. Exploração do ambiente (15 minutos):

Leve as crianças para fora da sala de aula e peça-lhes para observarem o ambiente ao redor. Peça que apontem e descrevam a localização de objetos ou pessoas em relação a si mesmas. Incentive-os a utilizar os termos adequados, como "à direita", "à esquerda", "em frente" e "atrás".

2. Caça ao tesouro (30 minutos):

Organize uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. Esconda objetos pela sala e forneça instruções para que as crianças os encontrem, utilizando os termos de localização aprendidos. Por exemplo, "o lápis está à direita do armário". As crianças devem utilizar as instruções e sua compreensão espacial para encontrar os objetos.

3. Jogo da memória (20 minutos):

Crie um jogo da memória com cartas contendo imagens de objetos. Distribua as cartas para as crianças viradas para baixo e peça-lhes para virar duas cartas por vez. Quando encontrarem um par de objetos, devem descrever a localização dos objetos representados nas cartas, utilizando os termos corretos.

4. Atividade de desenho (20 minutos):

Distribua folhas de papel e lápis para as crianças e peça-lhes para desenharem uma cena de um parque. Em seguida, peça-lhes para descreverem a localização de diferentes elementos no desenho, como árvores, bancos, brinquedos, utilizando os termos de localização aprendidos. Incentive-os a compartilhar seus desenhos e descrições com os colegas.

Avaliação:

Observe como as crianças estão descrevendo a localização de pessoas e objetos utilizando os termos corretos. Avalie se compreendem a relação entre a sua própria posição e a posição dos objetos.

Avalie também a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário