Plano de Aula - Matemática
Tema: Explorando a Medição de Intervalos de Tempo
Habilidade: EF02MA19 - Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.
Recursos Necessários:
- Relógios digitais;
- Lápis;
- Folhas de papel;
- Régua;
- Canetas coloridas;
- Cartões com atividades (opcional).
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.
2. Conhecendo o Relógio Digital (15 minutos)
Distribua relógios digitais para cada aluno.
Explique como ler o relógio digital, enfatizando os dígitos que representam as horas e os minutos.
Incentive-os a praticar a leitura do horário em seus próprios relógios digitais.
3. Medição de Intervalos de Tempo (20 minutos)
Solicite que cada aluno registre o horário de início e fim de diferentes intervalos de tempo utilizando seus relógios digitais.
Incentive-os a registrar a duração do intervalo de tempo em uma folha de papel, calculando a diferença entre o horário de fim e o horário de início.
Estimule-os a utilizar canetas coloridas para destacar os intervalos de tempo e facilitar a visualização.
4. Explorando Atividades (20 minutos)
Apresente cartões com atividades que possuem uma duração específica, como "Escovar os dentes", "Almoçar", "Praticar esportes", entre outros (opcional).
Solicite que cada aluno cronometre o tempo que leva para realizar cada atividade utilizando seus relógios digitais.
Incentive-os a registrar o tempo de cada atividade em uma folha de papel e comparar com seus colegas.
5. Criando Intervalos de Tempo (15 minutos)
Solicite que cada aluno crie intervalos de tempo imaginários e registre o horário de início e fim.
Incentive-os a medir a duração do intervalo utilizando seus relógios digitais e registrar em uma folha de papel.
Estimule-os a compartilhar seus intervalos de tempo criados com a turma.
6. Compartilhamento e Discussão (10 minutos)
Convide os alunos a compartilharem seus registros de intervalos de tempo e a explicarem como utilizaram os relógios digitais para medir a duração.
Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre a importância de medir corretamente a duração de um intervalo de tempo.
7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma reflexão final sobre a medição da duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital.
Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como podem utilizar essa habilidade para registrar o horário do início e do fim de diferentes eventos ou atividades em seu dia a dia.
Finalize a aula reforçando a importância de utilizar o relógio digital de forma correta e precisa para medir a duração de um intervalo de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário