quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 2º ano. EF02MA19.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Explorando a Medição de Intervalos de Tempo

Habilidade: EF02MA19 - Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

Recursos Necessários:

  • Relógios digitais;
  • Lápis;
  • Folhas de papel;
  • Régua;
  • Canetas coloridas;
  • Cartões com atividades (opcional).

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

2. Conhecendo o Relógio Digital (15 minutos)

Distribua relógios digitais para cada aluno.

Explique como ler o relógio digital, enfatizando os dígitos que representam as horas e os minutos.

Incentive-os a praticar a leitura do horário em seus próprios relógios digitais.

3. Medição de Intervalos de Tempo (20 minutos)

Solicite que cada aluno registre o horário de início e fim de diferentes intervalos de tempo utilizando seus relógios digitais.

Incentive-os a registrar a duração do intervalo de tempo em uma folha de papel, calculando a diferença entre o horário de fim e o horário de início.

Estimule-os a utilizar canetas coloridas para destacar os intervalos de tempo e facilitar a visualização.

4. Explorando Atividades (20 minutos)

Apresente cartões com atividades que possuem uma duração específica, como "Escovar os dentes", "Almoçar", "Praticar esportes", entre outros (opcional).

Solicite que cada aluno cronometre o tempo que leva para realizar cada atividade utilizando seus relógios digitais.

Incentive-os a registrar o tempo de cada atividade em uma folha de papel e comparar com seus colegas.

5. Criando Intervalos de Tempo (15 minutos)

Solicite que cada aluno crie intervalos de tempo imaginários e registre o horário de início e fim.

Incentive-os a medir a duração do intervalo utilizando seus relógios digitais e registrar em uma folha de papel.

Estimule-os a compartilhar seus intervalos de tempo criados com a turma.

6. Compartilhamento e Discussão (10 minutos)

Convide os alunos a compartilharem seus registros de intervalos de tempo e a explicarem como utilizaram os relógios digitais para medir a duração.

Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas observações e reflitam sobre a importância de medir corretamente a duração de um intervalo de tempo.

7. Reflexão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma reflexão final sobre a medição da duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital.

Pergunte aos alunos sobre suas descobertas durante as atividades e como podem utilizar essa habilidade para registrar o horário do início e do fim de diferentes eventos ou atividades em seu dia a dia.

Finalize a aula reforçando a importância de utilizar o relógio digital de forma correta e precisa para medir a duração de um intervalo de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário