Plano de Aula - Matemática
Tema: Padrões em Sequências
Habilidade: EF02MA10 - Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Recursos Necessários:
- Lápis e papel para os alunos;
- Objetos manipuláveis, como blocos de montar ou fichas;
- Folhas de papel com sequências visuais pré-determinadas;
- Folhas de papel em branco para os alunos criarem suas próprias sequências.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: descrever um padrão ou regularidade de sequências repetitivas e de sequências recursivas por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
2. Exploração de Sequências Visuais (15 minutos)
Distribua folhas de papel com sequências visuais pré-determinadas para cada aluno.
Solicite que observem as sequências e identifiquem os padrões ou regularidades presentes.
Incentive-os a descreverem esses padrões utilizando palavras, símbolos ou desenhos.
3. Construção de Sequências (20 minutos)
Divida a turma em grupos e distribua objetos manipuláveis, como blocos de montar ou fichas.
Solicite que cada grupo crie sua própria sequência repetitiva ou sequência recursiva utilizando os objetos manipuláveis.
Peça que descrevam o padrão ou regularidade da sequência criada utilizando palavras, símbolos ou desenhos.
4. Apresentação e Discussão (15 minutos)
Convide cada grupo a apresentar sua sequência para a turma.
Incentive-os a explicar o padrão ou regularidade da sequência utilizando palavras, símbolos ou desenhos.
Promova a discussão em sala de aula, permitindo que os alunos comparem as diferentes sequências e suas descrições.
5. Criação de Sequências Individuais (15 minutos)
Distribua folhas de papel em branco para cada aluno.
Solicite que cada aluno crie sua própria sequência repetitiva ou sequência recursiva utilizando palavras, símbolos ou desenhos.
Incentive-os a serem criativos e a explorarem diferentes formas de representar os padrões ou regularidades das sequências.
6. Reflexão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma reflexão final sobre as sequências trabalhadas e suas descrições.
Pergunte aos alunos sobre os diferentes padrões ou regularidades identificados e como os representaram.
Finalize a aula reforçando a importância de observar e descrever padrões em sequências, tanto visuais quanto manipuláveis, e como isso pode auxiliar na compreensão de padrões em matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário