quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA14.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Figuras Geométricas Espaciais e Suas Planificações

Habilidade: EF03MA14 - Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

Recursos Necessários:

  • Figuras geométricas em formato de prismas retos, pirâmides, cilindros e cones;
  • Planificações impressas das figuras geométricas mencionadas;
  • Quadro branco e marcadores;
  • Papel e lápis;
  • Régua;

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

Mostre aos alunos as figuras geométricas em formato de prismas retos, pirâmides, cilindros e cones.

Incentive-os a observar as características de cada figura e a discutir como elas se relacionam com suas planificações.

2. Exploração das Figuras (15 minutos)

Distribua as figuras geométricas e as planificações impressas entre os alunos.

Solicite que eles observem as figuras e suas respectivas planificações e identifiquem as semelhanças e diferenças.

Incentive-os a descrever as características de cada figura e a relacioná-las com suas planificações.

3. Registro e Discussão (20 minutos)

No quadro branco, registre as características descritas pelos alunos para cada figura geométrica.

Faça perguntas para estimular a discussão, como "Quais são as faces e arestas de um prisma reto?" ou "Como a planificação de uma pirâmide está relacionada com a sua forma tridimensional?"

Incentive-os a compartilhar suas ideias e a ouvir as opiniões dos colegas.

4. Atividade de Desenho (20 minutos)

Distribua papel, lápis e régua para cada aluno.

Solicite que eles escolham uma das figuras geométricas (prisma reto, pirâmide, cilindro ou cone) e desenhem sua planificação.

Incentive-os a utilizar a régua para desenhar as linhas retas e a prestar atenção aos detalhes das formas.

5. Apresentação e Discussão dos Desenhos (15 minutos)

Convide os alunos a apresentarem seus desenhos de planificações.

Incentive-os a explicar como a planificação representa a figura tridimensional correspondente.

Os demais alunos podem fazer perguntas ou comentários sobre os desenhos apresentados.

6. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de descrever as características das figuras geométricas espaciais relacionando-as com suas planificações.

Destaque como essa habilidade nos permite compreender as formas tridimensionais e sua representação em duas dimensões.

Finalize a aula incentivando os alunos a observarem e identificarem figuras geométricas espaciais e suas planificações em seu ambiente cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário