Plano de Aula - Matemática
Tema: Sistema de Numeração Decimal
Habilidade: EF03MA02 - Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de números naturais de até quatro ordens.
Recursos Necessários:
- Quadro branco e marcadores;
- Fichas com algarismos (0 a 9);
- Papel e lápis;
- Atividades impressas para composição e decomposição de números.
Atividades:
1. Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de números naturais de até quatro ordens.
2. Composição de Números (20 minutos)
Distribua fichas com algarismos (0 a 9) para os alunos.
Solicite que formem números de até quatro ordens, utilizando as fichas, e escrevam no papel.
Incentive-os a compreender que a posição dos algarismos representa diferentes ordens.
3. Decomposição de Números (20 minutos)
Distribua atividades impressas para composição e decomposição de números.
Solicite que os alunos decomponham os números fornecidos em suas ordens (unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar) utilizando fichas com algarismos.
Incentive-os a escrever a decomposição no papel e explicar o valor de cada ordem.
4. Exploração do Sistema Decimal (20 minutos)
No quadro branco, escreva alguns números de até quatro ordens e solicite aos alunos que identifiquem e destaquem cada ordem (unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar).
Conduza uma discussão sobre a importância do sistema decimal na representação e compreensão dos números.
5. Aplicação Prática (15 minutos)
Peça aos alunos que, individualmente, criem e resolvam problemas utilizando a composição e a decomposição de números de até quatro ordens.
Incentive-os a registrar suas resoluções e explicar as estratégias utilizadas.
6. Discussão em Grupo (10 minutos)
Reúna a turma para compartilhar as resoluções dos problemas e discutir as estratégias utilizadas.
Incentive-os a fazer conexões entre a composição e a decomposição dos números e as situações práticas apresentadas.
7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)
Reúna a turma para uma conclusão final sobre as características do sistema de numeração decimal e a importância da composição e da decomposição dos números.
Finalize a aula reforçando a relevância dessas habilidades para a compreensão e resolução de problemas matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário