quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA02.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Sistema de Numeração Decimal

Habilidade: EF03MA02 - Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de números naturais de até quatro ordens.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco e marcadores;
  • Fichas com algarismos (0 a 9);
  • Papel e lápis;
  • Atividades impressas para composição e decomposição de números.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de números naturais de até quatro ordens.

2. Composição de Números (20 minutos)

Distribua fichas com algarismos (0 a 9) para os alunos.

Solicite que formem números de até quatro ordens, utilizando as fichas, e escrevam no papel.

Incentive-os a compreender que a posição dos algarismos representa diferentes ordens.

3. Decomposição de Números (20 minutos)

Distribua atividades impressas para composição e decomposição de números.

Solicite que os alunos decomponham os números fornecidos em suas ordens (unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar) utilizando fichas com algarismos.

Incentive-os a escrever a decomposição no papel e explicar o valor de cada ordem.

4. Exploração do Sistema Decimal (20 minutos)

No quadro branco, escreva alguns números de até quatro ordens e solicite aos alunos que identifiquem e destaquem cada ordem (unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar).

Conduza uma discussão sobre a importância do sistema decimal na representação e compreensão dos números.

5. Aplicação Prática (15 minutos)

Peça aos alunos que, individualmente, criem e resolvam problemas utilizando a composição e a decomposição de números de até quatro ordens.

Incentive-os a registrar suas resoluções e explicar as estratégias utilizadas.

6. Discussão em Grupo (10 minutos)

Reúna a turma para compartilhar as resoluções dos problemas e discutir as estratégias utilizadas.

Incentive-os a fazer conexões entre a composição e a decomposição dos números e as situações práticas apresentadas.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre as características do sistema de numeração decimal e a importância da composição e da decomposição dos números.

Finalize a aula reforçando a relevância dessas habilidades para a compreensão e resolução de problemas matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário