quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Plano de Aula - Matemática. 3º Ano. EF03MA01.

Plano de Aula - Matemática

Tema: Leitura, Escrita e Comparação de Números Naturais

Habilidade: EF03MA01 - Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco e marcadores;
  • Fichas ou cartões numerados de 0 a 9999;
  • Papel e lápis;
  • Atividades impressas com números para leitura, escrita e comparação.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)

Inicie a aula explicando a habilidade que será trabalhada: ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

2. Leitura de Números (15 minutos)

Escreva alguns números no quadro branco, como 235, 1.456 e 9.876.

Solicite aos alunos que leiam os números em voz alta, observando a ordem dos algarismos e a separação das unidades, dezenas, centenas e milhares.

3. Escrita de Números (20 minutos)

Distribua fichas ou cartões numerados de 0 a 9999 para os alunos.

Solicite que escrevam os números representados pelas fichas ou cartões no papel, prestando atenção à ordem dos algarismos e à separação das unidades, dezenas, centenas e milhares.

4. Comparação de Números (20 minutos)

Distribua atividades impressas com números para leitura, escrita e comparação.

Solicite que os alunos comparem os números presentes nas atividades, utilizando os sinais de maior que, menor que e igual a.

Incentive-os a estabelecer relações entre os registros numéricos e as expressões em língua materna para realizar as comparações.

5. Discussão em Grupo (15 minutos)

Forme grupos pequenos e peça que os alunos compartilhem suas respostas e justifiquem suas comparações.

Incentive-os a explicar como utilizaram as relações entre os registros numéricos e as expressões em língua materna para realizar as comparações.

6. Aplicação Prática (15 minutos)

Peça aos alunos que, individualmente, escrevam e comparem números de até a ordem de unidade de milhar em situações cotidianas, como a quantidade de alunos na sala, o número de livros na biblioteca, entre outros exemplos.

Incentive-os a registrar as comparações e justificar suas respostas utilizando a linguagem matemática adequada.

7. Conclusão e Encerramento (10 minutos)

Reúna a turma para uma conclusão final sobre a importância de ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar.

Finalize a aula reforçando a importância dessas habilidades para a compreensão e resolução de situações cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário