domingo, 1 de janeiro de 2023

GÊNESIS - CAPÍTULO 23

 GÊNESIS - CAPÍTULO 23


1 Sara viveu cento e vinte e sete anos;

2 este foi o tempo de sua vida. Morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã. Abraão veio lamentar e chorar por ela.

3 Depois se levantou de diante de sua morta e falou aos hititas, dizendo:

4 "Sou um estrangeiro residente entre vós; dai-me a posse de uma sepultura convosco, para que eu sepulte minha morta, diante de mim."

5 Os hititas responderam a Abraão, dizendo-lhe:

6 "Ouve-nos, meu senhor! Tu és um príncipe de Deus no meio de nós. Sepulta a tua morta na melhor de nossas sepulturas; nenhum de nós te recusará a sua sepultura para enterrares a tua morta."

7 Então, Abraão se levantou e se inclinou perante o povo da terra, perante os hititas.

8 E falou com eles, dizendo: "Se é de vossa vontade que eu sepulte a minha morta e a tire do meu caminho, ouvi-me e intercedei por mim junto a Efrom, filho de Zoar,

9 para que me dê a caverna de Macpela, que ele tem no fim do seu campo. Que ma dê pelo seu valor pleno, em vosso meio, como possessão de sepultura."

10 Ora, Efrom, o hitita, estava sentado no meio dos hititas; e respondeu Efrom, o hitita, a Abraão, aos ouvidos dos hititas, de todos os que entravam pela porta da cidade, dizendo:

11 "Não, meu senhor! Ouve-me! O campo te dou, e também a caverna que nele está te dou. Diante dos filhos do meu povo te dou; sepulta a tua morta."

12 Então, Abraão se inclinou perante o povo da terra

13 e falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: "Mas, se de fato queres dar, rogo-te que me ouças. Receberei o preço do campo; aceita-o de mim, e sepultarei ali a minha morta."

14 Efrom respondeu a Abraão, dizendo-lhe:

15 "Meu senhor, ouve-me! Que a terra valha quatrocentos siclos de prata; que é isso entre mim e ti? Sepulta a tua morta."

16 Abraão ouviu Efrom e pesou-lhe a prata que este tinha dito aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, corrente entre os mercadores.

17 Assim, o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a caverna que nele estava, e todos as árvores que no campo havia em todo o seu contorno, passaram

18 a ser de Abraão, como possessão, à vista dos filhos de Hete e de todos os que entravam pela porta da cidade.

19 Depois, Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã.

20 Assim, o campo e a caverna que nele estava foram confirmados a Abraão, em propriedade de sepultura, pelos filhos de Hete.


Este capítulo retrata a morte de Sara e a busca de Abraão por uma sepultura adequada para enterrá-la. Abraão busca um acordo com os hititas, pedindo permissão para adquirir a caverna de Macpela, pertencente a Efrom, para sepultar sua esposa. Inicialmente, Efrom oferece o campo e a caverna como um presente, mas Abraão insiste em pagá-los pelo seu valor pleno. Após um acordo, Abraão adquire o campo e a caverna, sepultando Sara ali.

Essa narrativa destaca a importância cultural e simbólica dos túmulos na época, onde a posse de uma sepultura adequada era vista como um sinal de honra e respeito aos mortos. Abraão deseja honrar sua esposa e assegurar um local adequado para seu descanso final. A negociação com os hititas evidencia a maneira respeitosa como Abraão age em relação aos povos da terra de Canaã.

O capítulo também destaca a promessa de Deus a Abraão de que a terra de Canaã seria dada a ele e à sua descendência como herança. A aquisição da sepultura em Macpela é um passo importante para a posse da terra prometida.

No geral, o capítulo 23 de Gênesis nos ensina sobre o cuidado e o respeito com os mortos, a importância de buscar soluções pacíficas e justas em negociações e a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. Também nos lembra da jornada de Abraão como um estrangeiro residente, mostrando-nos que mesmo em meio às adversidades, Deus está com Seu povo e os guia em busca da promessa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário