domingo, 1 de janeiro de 2023

GÊNESIS - CAPÍTULO 22

 GÊNESIS - CAPÍTULO 22


1 Depois dessas coisas, Deus pôs Abraão à prova e lhe disse: "Abraão!" Ele respondeu: "Eis-me aqui".

2 Então Deus disse: "Pega teu filho, teu único filho, Isaque, a quem tanto amas, e vai à terra de Moriá. Sacrifica-o ali como holocausto, num dos montes que te mostrarei".

3 No dia seguinte, Abraão levantou-se de madrugada, selou o jumento, pegou consigo dois de seus servos e seu filho Isaque, rachou lenha para o holocausto e partiu em direção ao lugar que Deus lhe tinha dito.

4 No terceiro dia, Abraão levantou os olhos e viu o lugar de longe.

5 Então disse a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino iremos até lá, adoraremos e depois voltaremos para junto de vocês".

6 Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou sobre seu filho Isaque. Ele mesmo tomou o fogo e a faca, e os dois foram juntos.

7 Isaque disse a Abraão, seu pai: "Pai!" Ele respondeu: "Sim, meu filho". Isaque perguntou: "Temos fogo e lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?".

8 Abraão respondeu: "Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho". E continuaram a caminhar juntos.

9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe tinha indicado, Abraão construiu um altar, arrumou a lenha em cima, amarrou Isaque, seu filho, e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

10 Em seguida, estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.

11 Mas o Anjo do SENHOR o chamou do céu e disse: "Abraão, Abraão!" Ele respondeu: "Eis-me aqui".

12 O Anjo lhe disse: "Não estenda a mão contra o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, seu único filho".

13 Abraão olhou ao redor e viu um carneiro preso pelos chifres num mato. Então foi lá, pegou o carneiro e o ofereceu como holocausto no lugar de seu filho.

14 Abraão deu àquele lugar o nome de "O SENHOR Proverá". Por isso, ainda hoje se diz: "No monte do SENHOR se proverá".

15 O Anjo do SENHOR chamou novamente Abraão dos céus

16 e disse: "Juro por mim mesmo, palavra do SENHOR: porquanto fizeste isso e não me negaste teu filho, teu único filho,

17 certamente te abençoarei e farei tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar. Tua descendência conquistará as cidades de seus inimigos,

18 e todas as nações da terra serão abençoadas por tua descendência, porque me obedeceste".

19 Abraão voltou para junto de seus servos, e eles se levantaram e partiram juntos para Berseba. E Abraão morou em Berseba.

20 Algum tempo depois dessas coisas, foi anunciado a Abraão: "Milca também deu filhos a Naor, seu irmão:

21 Uz, o primogênito, Buz, seu irmão, Quemuel, pai de Arã,

22 Quesede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel".

23 Betuel foi pai de Rebeca. Estes oito filhos Milca deu a Naor, irmão de Abraão.

24 A concubina de Naor, chamada Reumá, também teve filhos: Tebá, Gaã, Taás e Maacá.


O capítulo 22 de Gênesis relata um episódio marcante na vida de Abraão, conhecido como o sacrifício de Isaque. Abraão, um homem de grande fé, é testado por Deus quando Ele pede que Abraão ofereça seu filho Isaque como sacrifício.

Observa-se a prontidão e obediência de Abraão ao atender ao chamado de Deus. Ele não hesita em se levantar de madrugada e partir para o lugar designado por Deus, demonstrando sua confiança e submissão ao comando divino.

Abraão leva consigo a lenha e todos os elementos necessários para o sacrifício, mostrando sua disposição em cumprir a vontade de Deus até o fim. Isaque, por sua vez, demonstra confiança e ingenuidade ao questionar sobre a falta de um cordeiro para o holocausto, ao que Abraão responde com fé, afirmando que Deus proverá o cordeiro necessário.

No ápice do episódio, quando Abraão está prestes a sacrificar seu filho, o Anjo do SENHOR o detém e declara que o teste foi suficiente para provar a fidelidade de Abraão. Deus proveu um carneiro para ser oferecido em lugar de Isaque, demonstrando Sua provisão e misericórdia.

Essa história traz diversas lições e ensinamentos. Ela ressalta a importância da obediência e confiança absoluta em Deus, mesmo em situações difíceis e aparentemente contraditórias. Abraão é considerado um exemplo de fé inabalável, disposto a obedecer a Deus sem questionamentos.

Além disso, esse episódio aponta para um princípio mais amplo de substituição sacrificial, em que um cordeiro é oferecido como substituto em lugar de um ser humano. Isso aponta para o sacrifício supremo de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que foi oferecido como substituto pelos pecados da humanidade.

No final do capítulo, são mencionados alguns parentes de Abraão, mostrando a continuidade da descendência e a bênção de Deus sobre sua posteridade.

Em resumo, o capítulo 22 de Gênesis nos convida a refletir sobre a fé, a obediência e a provisão divina. Ensina-nos sobre a importância de confiar em Deus, mesmo em momentos desafiadores, e reconhecer Sua fidelidade em prover o que é necessário. Também aponta para o sacrifício redentor de Jesus Cristo, que nos oferece salvação e reconciliação com Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário