terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Plano de Aula - Reconhecendo a Propriedade da Igualdade Matemática. EF06MA14.

Plano de Aula - Reconhecendo a Propriedade da Igualdade Matemática

Plano de Aula - Reconhecendo a Propriedade da Igualdade Matemática

Habilidade: (EF06MA14)

Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Objetivos

  • Compreender a propriedade da igualdade matemática.
  • Aplicar a propriedade para resolver problemas envolvendo operações com números.

Atividades

Nesta aula, os alunos serão apresentados à propriedade da igualdade matemática e como ela pode ser usada para resolver problemas.

1. Inicie a aula relembrando o conceito de igualdade matemática, explicando que ela representa uma relação de equivalência entre duas expressões numéricas.

2. Explique a propriedade da igualdade matemática, que afirma que podemos adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir ambos os lados de uma equação por um mesmo número sem alterar sua igualdade.

3. Mostre alguns exemplos simples de aplicação da propriedade da igualdade, resolvendo equações como: 2x + 3 = 9 e 5(y - 2) = 15.

4. Divida a turma em grupos e proponha problemas para que eles apliquem a propriedade da igualdade matemática e encontrem valores desconhecidos.

5. Peça que os grupos compartilhem suas respostas com a classe e discuta as diferentes estratégias utilizadas.

Recursos

Lousa, giz, folhas de papel, lápis, calculadoras (opcional).

Avaliação

A avaliação será feita através da participação dos alunos nas atividades em sala de aula e na resolução dos problemas propostos.

Observações

Adapte as atividades de acordo com o nível de conhecimento da turma. Inclua mais exemplos e problemas desafiadores para alunos mais avançados.

Clique aqui para ver os exercícios para esse plano de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário