Exercícios Resolvidos de Meteorologia Sinótica - Geral
01) Leia o texto a seguir:
"Na sua dianteira há nuvens cúmulos em desenvolvimento, embebidas em um escoamento que sobe da superfície para os altos níveis da troposfera; a seguir, uma borda dianteira de convecção (leading edge convection) em forma de cúmulos-nimbos alinhados, com forte chuva associada; finalmente, na traseira do sistema existe uma extensa camada de nuvens e chuva estratiformes em uma região de bigorna."
Essa descrição refere-se
a) ao Ciclone tropical.
b)ao Complexo Convectivo de Mesoescala.
c) à Tempestade unicelular.
d) ao Ciclone extra-tropical.
e) à Linha de instabilidade.
02) Leia o texto a seguir:
"Um importante sistema meteorológico do clima tropical de verão da América do Sul é marcado pelas seguintes características:
− forma-se ao longo do jato sub-tropical, a leste de um cavado quase permanente situado a sudeste da banda de convecção;
− associado a uma banda de convergência de umidade em baixos níveis, alimentada por dois tipos de fluxo de umidade: um ao longo da própria banda convectiva, em direção ao leste, e outro perpendicular à banda convectiva, na periferia sudoeste da Alta Sub-tropical;
− a convergência ainda favorece a frontogênese no campo da temperatura potencial equivalente e geração de instabilidade convectiva."
O sistema a que se refere a descrição acima é:
a)Banda de Instabilidade Sub-tropical
b) Zona de Convergência Inter-tropical.
c) Zona de Convergência Frontal.
d) Monção da América do Sul.
e) Zona de Convergência do Atlântico Sul.
03) A figura abaixo, composta por seis painéis esquemáticos numerados, representa aleatoriamente os estágios de formação de um ciclone extratropical em superfície no hemisfério sul. Nesses esquemas também estão desenhadas as frentes fria, quente, oclusa e semi-estacionária.
A ordem dos painéis que reflete corretamente o ciclo de vida dos ciclones extratropicais é dada pela sequência:
a) 4, 5, 1, 2, 3 e 6
b) 3, 2, 5, 1, 6 e 4
c) 6, 2, 1, 5, 4 e 3
d) 5, 4, 3, 2, 1 e 6
e) 1, 4, 5, 2, 6 e 3
04)Descreva o ciclo de vida de um ciclone de médias latitudes a partir da frente estacionária até o fim do ciclone.
Ciclones de médias latitudes começam como ondas frontais, suaves ondulações numa frente estacionária. A seguir essas ondulações se tornam ondas abertas e ciclones maduros com frentes frias e quentes bem desenvolvidas. O ciclone começa a decair conforme o ar frio vai avançando e alcança o ar quente, formando a oclusão. Como o centro de baixa pressão é rompido pelo ar quente ao sul se torna um ciclone "interrompido", eventualmente cortando a partir de uma nova frente estacionária.